Entre os italianos, Tropea, na Calábria, conhecida como “pérola de Tirreno” é um dos grandes favoritos na hora de curtir o verão. O que atrai são os preços convidativos, a alegre receptividade do povo dali e o clima mediterrâneo, perfeito para um spritz em frente ao mar. Nesse texto, você encontra dicas de o que fazer em Tropea, quais as praias, pontos turísticos, e muito mais.
Vai viajar para a Itália? Então leia também:
12 Roteiros de viagem pela Itália
Ideias de viagem por Puglia e Basilicata, no Sul da Itália
Costa Amalfitana: guia de cidades
O que fazer em Nápoles, Itália: roteiro de 1 a 3 dias
O que fazer em Bari, Itália: roteiro de 1 dia
Matera, Itália: o que fazer na Cidade de Pedra
Quando ir a Tropea, Calábria
O verão é a alta temporada em Tropea. É entre os meses de maio e setembro que as ruas se enchem – mas não se entopem – de turistas, as praias ficam mais convidativas e os charmosos restaurantes usam e abusam das mesas na calçada. Se você quer evitar o calorão, vá em abril e setembro. Julho e agosto são os meses mais quentes, com temperaturas superiores a 30 graus. O inverno é frio e chuvoso, de forma que não é possível desfrutar dos melhores atrativos da região.
Como chegar em Tropea: aeroporto
O aeroporto mais próximo é o Lamezia Terme, perto de Cosenza, que recebe voos da Alitalia e da Ryanair. De lá, o mais recomendado é alugar um carro e seguir para o litoral. Essa opção garante mais liberdade para explorar a região, já que depender do sistema de transporte naquela área é um pouco limitante. Não deixe de ler nosso guia com dicas para dirigir na Itália.
Quem não quiser ou puder dirigir pode pegar um shuttle no aeroporto até a Estação de Trem de Lamezia e, de lá, pegar o comboio da Trenitalia para Tropea, por 4 euros. A viagem de Lamezia até Tropea dura cerca de uma hora. Há trens e ônibus que fazem o trajeto a partir de Roma, Nápoles e outras cidades da região.
Onde ficar em Tropea, Itália
Tropea não é grande, de modo que não é preciso quebrar muito a cabeça na hora de escolher o local da hospedagem. Se você estiver sem carro, prefira hotéis no centro histórico, o que facilita a locomoção pela cidade e até a estação de trem e pontos de ônibus.
Quem preferir alugar um veículo pode explorar mais e encontrar locais próximos a praias mais distantes. Um dos campeões de reservas na cidade é o Tropea Boutique Hotel, com uma vista incrível da praia. Outra opção com avaliação excelente é o Donna Rosa, a 400 metros do centro. Eu me hospedei no Hibiscus Uno, uma pousada administrada por um casal de velhinhos italianos megasimpáticos. A vantagem é que ali você aluga um apartamento privativo, com cozinha.
O que fazer em Tropea: 3 atrações
-
Centro histórico
O charmoso centro histórico de Tropea pode ser percorrido a pé em uma manhã. A região é cheia de ruazinhas, repletas de bares e restaurantes e bonitos mirantes que dão de cara para mar, como o que fica no fim da rua Vittorio Emanuele. Uma boa ideia é comprar um gelatto por ali e achar lugar em um dos bancos para ver o pôr do sol. No verão, as ruas estão sempre cheias, mesmo durante a noite, e a festa vai até tarde.
Um importante ponto de interesse do centro é a Catedral, ou Duomo di Tropea, erguida na Idade Média sobre um antigo cemitério, além dos Palácios Braghò, do Barão e Zinnato.
-
Igreja Nossa Senhora da Ilha
Essa construção que remonta ao período medieval é o principal cartão-postal de Tropea, e só de olhar pra ela entendemos a razão. A igreja está no topo de uma rocha à beira mar. Quando foi construída, a tal rocha era, na verdade, uma pequena ilha, mas um grande terremoto seguido de um tsunami mudou a geografia da costa em 1783, fazendo com que a construção ficasse ligada ao continente. É possível visitar o santuário depois de vencer a escadaria que leva ao topo.
-
Provar a deliciosa gastronomia calabresa
Não estranhe quando você ver a palavra n’duja escrita por todas as partes. É o nome de um dos elementos mais característicos da culinária da região: uma linguiça feita com carne de porco e especiarias que dão um sabor marcante e bem apimentado. Pode ser servida em massas, risotos, na pizza, como molho e até acompanhando pães, como um lanche. Dá para comprar a peça em qualquer mercearia local.
Outro ingrediente que você vai ver muito por ali é a cebola roxa de Tropea, que tem um sabor adocicado e textura crocante e é usado em inúmeras receitas. O Tartufo di Pizzo é uma sobremesa feita por dois sabores de sorvete e uma calda no meio e coberto por uma fina crosta de chocolate, muito famoso na região. Há também, é claro, a já mundialmente conhecida pimenta calabresa, que dispensa apresentações.
Praias de Tropea
O spritz, o drink do verão italiano, combina com as praias de Tropea
Já da estrada para Tropea você vai entender por que os italianos são loucos com a Calábria. As praias são daquelas de catálogo de revista: mar azul-turquesa, igual ao Caribe, e areia branquinha. A praia do centro da cidade se chama Spiaggia de Tropea, e é a que tem acesso mais fácil, ainda mais se você estiver sem carro. Também dentro da cidade está a Passo dei Cavalieri, a maior praia de Tropea, muito popular entre famílias com crianças, e a Spiaggia della Rotonda, próxima ao penhasco San Leonardo.
Bate-voltas e passeios de barco próximos a Tropea na Calábria
Mais distante está Capo Vaticano, que já foi considerada a praia mais bonita da Itália. Do porto de Tropea saem diversos passeios de barco para ilhas e praias próximas, e esse é um dos destinos mais populares. É possível chegar até lá de carro, mas algumas partes da praia só são acessíveis por água, o que torna o passeio bastante atrativo.
Já a vila de Pizzo, a uma hora de Tropea, tem uma pequena praia de águas cristalinas que imploram por um mergulho. Vale a pena dar uma volta pelas ruazinhas da região e provar o Tartufo di Pizzo diretamente da terra natal.
Inscreva-se na nossa newsletter
Tropea foi o lugar mais maravilhoso que já conheci na vida.
As praias, a simplicidade, o charme da cidade… tudo é perfeito!!
É muito linda a cidade, vontade de ficar pra sempre!