Como viajar de trem Eurostar entre Paris e Londres

Atualizado em fevereiro de 2018 – A parte do meu eu que se impressiona facilmente com as coisas sempre achou sensacional o fato de existir um trem que passa por baixo do mar. No caso, o Canal da Mancha. Infelizmente, a tecnologia não chegou tão perto da ficção científica a ponto de permitir que, da janela do trem, a gente veja embaixo d’água (mas imagina que legal!). Afinal, o Eurotunel, apesar de ter uma extensão de 50,4km (37,9 km deles submersos) e chegar a 75 metros de profundidade, é feito de concreto e passa por baixo do solo no fundo do mar.

Mesmo sabendo disso, fiquei empolgada na primeira vez que embarquei no Eurostar, o trem de alta velocidade que liga Londres a Paris, EuroDisney e Bruxelas, com conexões para outras cidades europeias. Essa foi a opção mais barata que encontrei para que eu e minha família seguíssemos de Londres a Paris, em dezembro do ano passado. O preço do avião para a data estava bem mais caro e a viagem de apenas 2h30 de trem era certamente uma boa opção. 

A compra foi feita pela internet, no site da Eurostar. Não tem muito mistério: é só pesquisar as datas da viagem (eles permitem a busca por datas flexíveis também) e escolher os horários que mais agradam. Nossas passagens saíram por € 62,50 por pessoa, mas o horário era meio ingrato: partimos às 5h40 de Londres St. Pancras. Por que tão cedo? Porque as tarifas para os horários mais amigáveis custavam mais de 90 euros e esse valor a mais multiplicado por quatro se tornava uma grande facada.

Também é possível fazer essa busca e compra no site da Omio (antiga GoEuro), que compara as opções de trem, ônibus e avião e te diz qual é o melhor custo benefício.

Eurostar_paris-londres-St_Pancras

Estação St. Pancras, em Londres. Foto: Fraselpantz, Domínio Público

E como em todo sistema de trens na Europa, quem compra com antecedência tem direito a desconto. Por isso, fique atento à data que os bilhetes abrem para a venda, de 138 a 190 dias antes do embarque. Além disso, também há descontos para menores de 12 anos, jovens com até 25 anos e idosos.

Efetuada a compra, você recebe os tickets no seu email. É preciso imprimi-los e levá-los no dia do embarque. É possível pegar suas passagens diretamente na estação, mas para isso você vai precisar ter em mãos o cartão utilizado no pagamento, não tem outro jeito. Eu acho bem mais fácil imprimir antes de ir, por conta disso.

No dia da viagem, é preciso chegar 45 minutos antes do embarque. Por que tudo isso? Bem, você vai ter que passar pela imigração, raio X, alfândega e depois carregar sua mala estação de trem adentro. Ou seja, esse tempo permite que você faça isso tudo sem desespero. A imigração é mais ou menos semelhante ao processo do aeroporto – eles checam seu passaporte, carimbam e tchau.

Depois disso, tudo funciona como em qualquer outra viagem de trem pela Europa. Você  encontra seu vagão, deixa suas malas nos compartimentos de bagagem e vai para seu lugar. Dentro do Eurostar, pelo menos na segunda classe, também é igualzinho a qualquer trem. Confortável e simples.

Trem Eurostart Paris Londres

A Classe Standard nos novos trens e320, que começam a circular em 2015. Foto: Divulgação

Na segunda classe (standard) não tem serviço de bordo, mas tem acesso ao carro restaurante, para quem quiser lanchar. Eu só queria dormir. Há também as classes standard premier e business premier, 

A viagem entre Londres St Pancras e Paris Gare Du Nord durou exatas 2h37 minutos. O trem faz poucas paradas, eu não me lembro mais onde, mas é tudo rápido. Ao chegar em Paris, só tivemos que pegar nossas malas e seguir para o hotel, não precisa passar pela imigração de novo.

Esse trajeto vale a pena para quem quer ir a essas cidades rapidamente e de forma mais fácil que pegando um avião. Além disso, a nova frota de trens da Eurostar oferece wifi grátis. Ainda tem o fato de que algumas vezes o Eurostar é também mais barato que o transporte aéreo, mesmo com as low costs.

Leia também: O que fazer em Londres: roteiro para 5 dias ou mais

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Crédito Imagem Destacada: Oxyman – CC BY 2.5

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

31 comentários sobre o texto “Como viajar de trem Eurostar entre Paris e Londres

    1. Oi Thais,

      Alguns assentos nos trem tem mesa. Não custa mais caro nem nada, se estiverem disponíveis no momento da reserva, é só você escolher.

  1. Esse valor é só para ir até Paris? Porque ficarei duas semana em Londres e queria ficar um final de semana em Paris, e depois voltar para Londres.. Estou achando meio salgado esse valor se for só ida.

    1. Oi Daiane,

      Sim, o valor foi só para um trecho. Por isso é tão importante pesquisar com uns 3 meses de antecedência, em busca de promoções ou passagens aéreas mais baratas.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.