“Vejo que você já viajou bastante. Qual sua profissão?” A minha resposta deixou o norte-americano curioso. “Sou jornalista”, respondi. Na época eu trabalhava na Editora Abril, em São Paulo, e meu salário certamente não era proporcional ao número de carimbos que eu tinha no passaporte. Observando o documento atentamente, ele disse: “então você usa todo o seu dinheiro para viajar, hein!”
Esse foi um dos diálogos que tive durante minha entrevista do visto americano, em 2013. Já te contamos aqui no blog o passo a passo para solicitar o visto. Mesmo depois de superar o complicado processo de preencher todos os formulários exigidos pelo Tio Sam, outra coisa costuma dar um ataque de nervos em quem planeja passar as férias na Disney: o que diabos eu vou responder durante a entrevista do visto? Quais serão as perguntas? Enfim, como ser aprovado na sabatina.
Atenção: Não é uma boa ideia viajar para os Estados Unidos sem um seguro de saúde internacional, já que os custos hospitalares lá são altíssimos. Leia aqui como achar um seguro com bom custo/benefício.
Antes da entrevista do visto americano
Acredite, se você já está com a entrevista marcada, então você passou pela parte mais chata do processo. Portanto, antes de ir ao consulado na data escolhida, lembre-se do básico: fique calmo. O turismo é uma tremenda indústria e os brasileiros, tão consumistas, estão entre os turistas mais desejados por qualquer país. Não é diferente nos Estados Unidos – eles querem que você vá a Nova York (ou qualquer cidade do país) e gaste seus precisos dólares lá.
A entrevista do visto americano só tem o objetivo de garantir que você quer ir aos Estados Unidos para passar as férias, e não para virar um imigrante ilegal ou para exercer qualquer atividade que afete negativamente o país. Se esse não for o seu caso, pode ficar tranquilo. Você só tem que mostrar ao funcionário do Obama que suas intenções são legítimas. E para te acalmar ainda mais, um número: o índice de aprovação do visto gira em torno de 96%.
Quais documentos devo levar para a entrevista?
Para não virar estatística negativa, esteja preparado. Os documentos obrigatórios são:
– Passaporte válido e com no mínimo seis meses de validade
– Página de confirmação do DS-160 (aquele formulário enorme que você preencheu para pedir o visto)
– Passaporte com visto antigo (se for o caso)
Além disso, vale levar toda documentação que possa ser útil para você comprovar algum fato durante a entrevista (tipo seu salário) e os seus laços com o Brasil. Alguns exemplos:
– Extrato bancário dos últimos três meses
– Comprovantes de renda (seu ou de quem vai pagar sua viagem, com uma carta que prove isso)
– Carta da empresa em que você trabalha, Carteira de Trabalho, crachá de funcionário (se for o seu caso)
– Provas de que você tem posses no Brasil (documento do carro, contrato da casa onde você mora)
– Provas de que você pretende voltar ao Brasil (matrícula numa escola ou faculdade, por exemplo)
Repito: esses documentos não são obrigatórios e essa não é uma lista definitiva. A ideia é que você tenha como provar que vai só fazer turismo nos Estados Unidos. Se você for autônomo, por exemplo, não terá como levar os comprovantes de uma empresa. Nesse caso, reforce seus comprovantes de renda e leve seus contratos, documentos da sua empresa e coisas do tipo.
Leve todos os documentos organizados numa pastinha e saiba como encontrar algum deles rapidamente, caso necessário. É muito provável que você não tenha que mostrar nada durante a entrevista – eu não mostrei – mas ter essa papelada com você vai te dar segurança.
Além dos itens que você deve levar, lembre-se do que você não pode levar: mochilas, aparelhos eletrônicos (sim, isso inclui celular) e objetos cortantes não entram. Portanto, deixe tudo isso em casa, ou então você terá que pagar para guardar esses itens no comércio ao redor do Consulado. E os preços são abusivos.
Quais perguntas serão feitas?
Isso depende do seu entrevistador e, claro, do seu estilo de vida. Mas dá para prever algumas perguntas:
– Quando você pretende viajar?
– Quais lugares pretende visitar nos Estados Unidos?
– Quantos dias pretende ficar?
– Você já esteve no exterior?
– Você tem algum parente ou conhece alguém nos Estados Unidos?
– Qual sua profissão?
– Quanto você ganha?
– Como vai pagar a viagem?
Normalmente as entrevistas são em português, então não se preocupe se seu inglês não for bom. E tudo é muito rápido – você vai ficar menos de cinco minutos na entrevista. Use bem esse tempo e não se esqueça da sua tarefa – mostrar ao entrevistador que seus interesses nos Estados Unidos são corretos.
Entrevista do visto americano: o comportamento aceitável
Depois de aguardar um tempo na fila, você será direcionado para a entrevista. Fique calmo e tente ignorar toda aquela espera chata. E a regra principal é muito simples: Não minta. Nunca. Se você mentir ou cair em contradição, é muito provável que seu visto seja negado. Esse é, inclusive, o objetivo da entrevista – verificar se o que você declarou no formulário é verdade. Então funciona assim:
Se ele te perguntar quais lugares você quer conhecer, seja direto e diga a verdade. Se você pretende ir à Disney, essa é sua resposta. Se sua parada for Nova York, fale isso. Se um parente estiver pagando por sua viagem, deixe isso claro (nesse caso, não se esqueça de ter uma carta com a declaração dessa pessoa, dizendo que vai arcar com seus custos).
Além de não mentir, tome cuidado para não cair em contradição com o que você mesmo disse no formulário. Eu cometi esse erro. No formulário DS-160 eu disse que minha irmã estava morando temporariamente nos Estados Unidos, mas na hora da entrevista eu me esqueci completamente que ela estava lá. Tipo, esqueci mesmo. Ela já estava com a volta marcada, então esse fato sumiu da minha cabeça. Então o entrevistador falou o nome dela e me perguntou quem era. Eu tremi e achei que teria o visto negado por uma tremenda burrice, mas resolvi adotar o caminho correto: dizer a verdade.
“Ela é minha irmã. Desculpa, me esqueci que ela ainda está lá, afinal já está voltando para o Brasil”.
E eu consegui o visto, o que mais uma vez prova a necessidade de falar a verdade, principalmente se você responder alguma coisa errada durante a entrevista.
Além de tudo isso, seja natural. Esteja bem vestido, seja educado, simpático, mas não passe dos limites. E lembra daquele monte de papel que você preparou? Só mostre se o entrevistador pedir. Caso contrário, mantenha toda a papelada dentro do envelope.
Meu visto foi recusado. E agora?
Se você for parte dos 4% e tiver seu visto recusado, bem, acontece. Lembre-se que eles nem precisam te dizer o motivo para terem recusado seu visto, portanto mantenha a calma e tente entender o que você fez de errado. Você pode começar todo o processo de novo e tentar novamente o visto até mesmo na semana seguinte. Será preciso pagar a taxa outra vez, claro.
Mas, antes de tentar o visto de novo, faça uma análise e veja qual foi o erro que você cometeu. Faltaram documentos? Você não tem comprovação de renda? Caiu em contradição durante a entrevista? Mentiu? Descubra e resolva o problema. Se tudo persistir em dar errado, bem, a Europa é logo ali. E os países europeus não exigem visto de brasileiros, assim como vários países da América do Sul, da África e da Ásia. Veja a lista completa desses países aqui.
Meu visto americano foi aceito. E agora?
Parabéns! Seu passaporte ficará uns dias com o Consulado. Depois disso, será devolvido para o endereço que você indicou ou ficará disponível no CASV (você escolhe isso durante o processo de solicitação do visto). Se você tiver que buscá-lo, lembre-se que a proibição de entrada de mochilas e eletrônicos permanece.
No mais, faça suas malas. Não deixe de ler tudo que já publicamos sobre os Estados Unidos para planejar os detalhes da sua viagem.
Rafael, boa noite!
Pretendo ir a Disney com o namorado e o filho de 4 anos, porém, a minha renda é baixa de R$1.192,00. Sou formada em rh e de bem só tenho um carro no meu nome.
Para tirar o visto, é melhor eu arriscar pela minha renda, ou, colocar meu pai como quem irá custear a viagem? Meu pai é empresário, e trabalho para ele, como a renda dele é maior, pensei que seria mais fácil, o que me aconselha?
Olá, sou casada e pretendo tirar o visto. Vou viajar sozinha mas meu esposo que vai pagar a viagem. Tenho carteira assinada, imóvel quitado e meu esposo é funcionário público. Vc acha que o visto pode ser negado se eu for tirar sozinha.
Consegui o visto essa semana para mim e meu filho, só que minha filha agora resolveu que quer ir também ( Orlando), ela faz faculdade Federal, já trabalha mas o salário é baixo e a viagem será bancada por mim mas ela não quer ir na entrevista só, sera que eu posso acompanha-la na entrevista já que eu que irei bancar a viagem?
Boa tarde, estou preenchendo o DS160 e estou em duvida se coloco que meu padrasto mora nos EUA. Minha mãe já tem visto e ela vai 2 vezes no ano e esse ano ela quer que eu e meu irmão vá junto. Ela é meu padrasto que vão custear a passagem, tenho que levar alguma coisa comprovando? A melhor opção seria eu e meu irmão irmos juntos ou um de cada vez
Ola Bom dia tudo bem? Meu nome é Carolina.
Relatar a minha história!
Já fui diversas vezes para os EUA, meu ultimo visto venceu em meados de 2016, e fui renovar agora e tive meu visto negado, acredito eu, por conta do meu irmão que mora lá, foi como estudante e está nesse momento requerendo o visto O3 como acompanhante da esposa! O funcionário que me atendeu, disse entender que eu faria igual ao meu irmão, sendo que tenho emprego fixo, imoveis carro, dois filhos matriculados em escolas para o ano que vem, tenho dupla cidadania, brasileira e portuguesa mas sempre fui ao estados unidos com meu visto, esse seria o.quarto visto…levei todos os documentos e nenhum foi solicitado, nem tive a oportunidade de falar…estou com.viagem programada para dezembro, para passar natal e ano novo com a minha familia, vão na viagem meus dois filhos, minha mae e meus tios, todos com vistos, inclusive meus filhos mas o meu negado…você acha que devo tentar novamemte? Estou sinceramente atordoada, nunca me aconteceu isso…já viajei umas 15 vezes para orlando
Ola meu irmão esta com pobremas muito grave de saúde la em EUA e o médico mandou para minha mãe eu carta pedido a presença dela la , eu e minha mãe vamos tenta o visto minha mãe tem como prova os viculos com Brasil mais eu so tenho um filho meno e não trabalho sou do la,e um amigo americano de meu irmão vai custear nossa viagem quais os documentos necessário vou precisa da pessoa que vai custear a viajem. desde ja agradeço
Obrigada pelas dicas. Uma dúvida: eu posso acompanhar meu sobrinho de 14 anos na entrevista? Pretendo levar ele comigo, marido e filha para a Disney em outubro, nos já temos o visto, mas ele não. Obrigada
Olá Rafael
Adorei seu post.
Estou com uma dúvida tremenda que pode ser crucial para conseguir meu visto. Tenho uma irmã que daqui uns dias ficará ilegal. Devo omitir que tenho patente no EUA na ds160?
Se eu não colocar eles ainda assim saberão que menti? Não sei o que fazer. Não queria ter o visto negado.
Ola
Adorei as dicas do post
tenho uma duvida? Eu e meu marido iremos para Disney e vamos tirar o passaporte
Eu tenho emprego registrado e ele, autonomo.
devemos marcar a entrevista juntos? as chances de aprovacao serao maiores
?
Estou grávida de 4 meses e vou marcar de tirar o visto americano. Se eles perguntarem se tenho filhos devo falar da gravidez? Estar grávida atrapalha a conseguir ?