Esqueça os cafés da manhã servidos com variedade enorme de pães, biscoitos, queijos, sucos, leite e café, encontrados nas pousadas de praticamente qualquer recanto brasileiro. A primeira refeição do dia pode até não ser a mais importante para nós, mas, em muitos países, ela é quase um almoço. Em outros, são as preferências gastronômicas que merecem destaque. Neste post, listo algumas das diferenças mais curiosas que já experimentei enquanto morria de saudade de um pãozinho francês.
Argentina
O café da manhã dos hermanos é uma delícia, mas já ouvi de relatos de gente que, em três dias, não aguentava mais comê-lo. O motivo é um só: a base são as medialunas (croissant) sempre doces, amanteigadas e servidas, ainda, com um potinho de doce de leite ou de marmelada ao lado. Para mim, que não escondo predileção pelos doces, era uma verdadeira maravilha, mas confesso que, realmente, dá pra sentir falta de algo com sal (ainda mais que, de tarde, o lanche já é composto quase sempre por alfajores). Além desse item principal, os demais não são muitos diferentes do nosso: chá, café, leite…mas poucas frutas.
Leia também: Onde comer bem e barato na Argentina
Foto: Christophe Marcheux, Wikimedia Commons
Hong Kong/China
O menu dessa região administrativa da China consiste em basicamente uma receita: sopa. Isso mesmo! Os chineses, esses apaixonados por caldos e noodles, servem esse prato até mesmo no café da manhã, faça chuva ou faça sol. E, assim como no jantar, a iguaria pode estar acompanhada de almôndegas de peixe ou de porco. O porco, aliás, é outro produto muito apreciado para abrir o dia. Vale lembrar que, em geral, ele é preparado com molho adocicado. Além desse menu típico, eles também são adeptos do café da manhã londrino (abaixo).
Londres
Já disse aqui que Londres não tem lá muitas receitas autênticas, mas o café da manhã deles é um clássico entre os viajantes desavisados: cogumelo, tomate assado, feijões vermelhos, salsichas, ovos fritos. Incrível porque eu gosto praticamente de tudo isso, desde que não seja às 6h da manhã.
Foto: Tarquin Binary, Wikimedia Commons
Índia
Além do chá ser servido com leite (o que, particularmente, muito me agradou), um dos destaques são as massas de farinha servida com chutneys. Também servem pães típicos com curry e queijos tradicionais, quase sem sabor. Tirando os queijos, aliás, os demais sabores são fortes e marcantes, mesmo para a primeira refeição do dia.
Chá indiano (Foto: Pratheepps, Wikimedia Commons)
Nova Zelândia
O hit aqui é pasta de alho com abacate “esquentados” em torradas. Sério. Ovos fritos e salsichas também não podem faltar. Ainda bem que sempre rola um kiwi, cereais de todos os tipos e um iogurte. O produto a base de leite, aliás, é feito com esmero de dar gosto… há receitas industrializadas com combinações sensacionais e pedaços de frutas, como amoras, morangos, etc. Temos um post inteiro sobre a culinária do país. Veja aqui.
Por fim, uma última dica: quando for reservar um hotel, sobretudo na Ásia, confira se ele serve café da manhã. O que é hábito disseminado por acomodações daqui, não é prática tão comum por lá.
*Imagem destacada: Jamezcd, Wikimedia Commons
Inscreva-se na nossa newsletter
Muito interessante, né!? Aqui no norte da Tailândia, logo pela manhã o costume é um pratão de arroz, com 1 ou 2 acompanhamentos (abóbora, cogumelos etc…isso pra quem é vegetariano… quem não é, carne de porco, galinha) Ou ainda uma sopa de macarrão com vegetais. E tem que ir cedo, porque 10:30, meio dia já está bem no final… é café da manhã mesmo!! Na Costa Rica tem o gallo pinto com agua dulce: o famoso arroz com feijão acompanhado por leite com açúcar! heheh E no Butão, um pratão de arroz com ema-datsi (pimenta!!!) Bom apetite! heheh
Adoooooro essas diferenças !!!! Comeria tudo isso de manhã, sem problema….rsrs
Tem também o café da manhã turco pra essa lista, com seus tomates, pepinos e azeitonas logo cedo!
Esse chá com leite da India me apetece 🙂
Em Buenos Aires eu não enjoei *-* comia pão de forma com doce de leite, medialunas só comprei no mercado uma vez, e empanadas eram o lanche sempre e às vezes até jantar.
No Brasil tbm tem cafés diferentes.. no Acre tem a “baixaria”, que é carne moída com ovo, arroz e uma farofinha de milho, e um café com leite pra acompanhar… meu pai comeu isso 6h da manhã. Eu comi uma tapioca mesmo 😀
Caramba. Comer isso no cafe da manha deve deixar alimentado o dia inteiro! 🙂
Muito legal o post, Aline! Estive na Argentina por exatamente tres dias e nao aguentava mais comer media luna e dulce de leche todos os dias. Comecar o dia com tanto acucar me deixa enjoado (rs). Em compensacao, agora moro no Japao e como arroz no cafe da manha. Apesar de ser bem diferente do pao nosso de cada dia, me adaptei e acho muito gostoso. 🙂
Nossa, eu ia ficar louca com esses cafés da manhã, já é difícil ser vegetariana com carne só no almoço e no jantar, imagine no café da manhã… Interessante o lanche dos indianos e dos argentinos, sem falar nos dos neozelandeses.