A comida caribenha é extremamente diversificada e rica em sabores, tendo recebido influência das culinárias africana, indígena, espanhola e até da indiana. Famoso por suas belezas naturais, em especial aquele mar azul que não dá nem para acreditar que existe, o Caribe, região de países como Aruba, Curaçao, República Dominicana, Jamaica e Cuba, tem muito a oferecer quando se trata de gastronomia.
Frutos do mar, peixes, milho, arroz, carnes temperadas, coco, frutas frescas e especiarias comandam a mesa, que, claro, variam muito de país para país. Nesse post, selecionamos 15 pratos principais da comida caribenha, incluindo também sobremesas e bebidas nessa lista.
Veja também:
• Onde ficar em Aruba: dicas de hotéis e praias
• Passeio de 4&4 no deserto de Aruba
• Cruzeiro pelas Antilhas e Caribe Sul com a Pullmantur
• Onde ficar nas Ilhas do Rosário, na Colômbia: dicas de hotéis
• O que fazer em Cartagena das Índias, na Colômbia
6 pratos da comida caribenha para te dar água na boca
Arepas
Talvez o exemplar mais famoso da rica gastronomia caribenha, a arepa é uma massa feita de milho moído ou farinha de milho. Tradicional na Colômbia, onde dá as caras em quase todas as refeições, também é encontrada em outros destinos do Caribe, como Venezuela e Panamá.
É servida em forma de tortilha com cerca de 1cm de espessura e com diferentes tipos de recheios ou coberturas, como queijo, guacamole, carnes e ovo ou até mesmo acompanhamentos mais sofisticados, como salmão, camarões e cogumelos. Versátil, a arepa pode ser comida como lanche, petisco ou como parte da refeição completa, seja ela café da manhã, almoço ou jantar. Tudo depende do que você escolhe para acompanhar.
Peixe crioulo
Nas Antilhas, o peixe crioulo ou, como os locais gostam de chamar, pisca hasa crioyo, é composto de filé de peixe fresco frito, servido com um molho de cebola, tomate, pimentão e alho. Em geral, o prato é acompanhado de pan bati, que lembra uma panqueca feita de amido de milho e cozida numa caçarola de barro. Outro prato que sempre anda junto com o pisca hasa crioyo é o funchi (mingau de polenta). Por falar nele, o funchi é, algumas vezes, refrigerado e cortado em fatias antes de ser frito.
Chifle
Crédito: Dtarazona (CC)
Em bom português, a gente poderia chamar esse prato de chips de banana da terra. E é bem isso mesmo: depois de picada em tiras ou rodelas, a fruta é frita e servida com sal e outros temperos, como acompanhamento de pratos ou lanchinhos no meio do dia. É comum em diversos países da região, como Colômbia, Panamá, México, República Dominicana, Cuba e Guatemala. Contudo, a forma de preparação pode variar um pouco de país para país.
Keri-Keri
Outro prato popular nas Antilhas, especialmente em Aruba, é o Keri-Keri, também preparado com peixes brancos. Entre eles, os mais populares são a barracuda ou o tubarão. As iscas de peixe são salteados na manteiga com legumes como o tomate, aipo e pimentão. Para temperar, muito manjericão, pimenta e urucum.
Keshi yena
Os holandeses deixaram sua marca em certas regiões do Caribe, e uma delas foi na gastronomia. Em Aruba e Curaçao, os locais usam as cascas de queijos Gouda ou Edam para fazer o Keshi-yena, traduzido como bola de queijo. A casca é recheada carne temperada, cebola, tomate, pimentão, azeitonas, alcaparras, uvas passas e piccalilli (uma combinação de vegetais e especiarias).
Depois, a bola é coberta novamente com a tampa original e vai ao forno. O queijo também pode ser servido em fatias junto com o recheio. Parece delicioso, não? (Sei lá vocês, mas eu sou mineira e tenho fascinação por tudo que envolve queijo).
Ceviche Caribenho
Apesar de ser considerado o prato nacional do Peru e ser bem popular em toda a América Andina, o ceviche também é amplamente encontrado em destinos caribenhos, como a Colômbia e o México.
É composto por peixe cru marinado no limão ou outra fruta cítrica, como a lima. Em geral, os peixes utilizados são brancos, mas camarões, lulas, lagostas e polvos também podem ser usados.
Hora da sobremesa na culinaria do Caribe
Rabanada Caribenha
No Brasil, a rabanada é uma comida típica dos períodos natalinos. No Caribe, ela pode ser encontrada o ano inteiro. A receita usada lá é muito parecida com a nossa, mas, às vezes, o mel pode ser adicionado para dar um sabor a mais.
Majarete
Um tipo de creme de milho com canela que é servido em todo o Caribe durante a quaresma. Em alguns lugares, o uso da canela é dispensado e o milho pode até ser substituído por arroz.
Paiseicu e tentalaria
Doces feitos de nozes ou castanhas e açúcar. Muito comum em Aruba e Curaçao.
Quesillo
A palavra é comum em vários países da América Latina, mas pode significar coisas diferentes dependendo do lugar onde você está. Nesse caso, a gente está falando da versão caribenha do nosso popular pudim de leite condensado. É muito encontrado em Aruba, Curaçao, Venezuela e República Dominicana.
Bebidas típicas caribenhas
Ponche Crema
Comum em Trinidad, Venezuela e nas Antilhas, a receita do Ponche Crema pode variar um pouco em cada região, mas a base é a mesma: leite, ovos, açúcar e rum. Os ingredientes adicionais ficam a gosto do freguês, mas podem incluir canela, limão, baunilha e outras especiarias.
Licores de Curaçao
E quem nunca ouviu falar nos famosos licores de Curaçao? Acho que o mais famoso é o Curaçao Blue, que colore uma variedade de drinks da cor do caribe, mas a produção da ilha conta com uma infinidade de sabores, até de chocolate.
Aruba Arriba
O drink mais popular de Aruba, inventado na década de 1960. A receita é simples: basta misturar o coecoei, um licor típico da ilha, vodka, rum, creme de banana, um pouco de grenadine e suco de frutas. Depois, é só colocar gelo e arrematar com um pouco de Grand Marnier no topo.
Mojito
De Cuba para o mundo. Dispensa apresentações. Uma mistura de rum, hortelã, açúcar, água com gás e limão.
Piña Colada
Outra celebridade, a Piña Colada é o drink nacional de Puerto Rico e leva rum, abacaxi, leite de coco e leite condensado.
Inscreva-se na nossa newsletter
Arepas deliciosas. Sugiro também o arroz com coco e a limonada de coco que é feita com creme de coco a qual não encontrei no Brasil, com o leite de coco não fica igual.
Não provei esse arroz, deve ser delicioso!
Abraços
Nossa, é verdade. Arroz de coco, meio doce, era a melhor parte das refeições básicas na Colômbia quando estive lá. E a limonada de coco também. Já que falaram da durian no outro post, podiam também apresentar outras frutas bem maravilhosas do mundo e que não são tão famosas. Tipo o lulo, da Colômbia. Muitas sdds.
<3
Me faltaram as frutas colombianas, Otávio. Agora tenho que voltar… haha
So faltou o Coco Loco, que e a bebida tipica do San Andres. 😀
Preciso conhecer esse, Elvis!
Abraços
Que post delicioso literalmente!!! Só conheço Aruba e, de fato, come-se muito bem lá! Confesso que dos drinks, amei mais o Ponche Crema!! Eu e meu marido tomamos todos os dias hehehe
Delícia né, Barbara? Com certeza vale conhecer outras partes do caribe.
Abraços!