A comida portuguesa não só é muito deliciosa, como também é bastante diversa: Portugal, mesmo tão pequenino, tem vastas tradições gastronômicas em cada uma de suas regiões. Nesse texto, selecionei para vocês algumas das comidas típicas de Portugal, para quem deseja aprender mais sobre essa culinária e também com dicas de receitas dos pratos.
Planejando viajar para Portugal? Então leia também:
• 24 dicas de onde comer em Lisboa
• 20 dicas para comer e beber em Porto
• 12 dicas de restaurante em Coimbra
• Comidas e bebidas típicas da Ilha da Madeira
Experimentar comidas portuguesas é, de certa forma, familiar para nós, brasileiros: aprendemos com eles os temperos. Pouca gente no mundo faz tão bom uso do alho, da cebola e do azeite. Além disso, em Portugal, comida é coisa tão séria quanto na casa da minha avó: ai de você não comer um pouquinho mais, vai fazer desfeita! Marque coisas antes ou depois da hora do jantar. Gaste horas e mais horas almoçando.
Então, sem mais enrolação, vamos ao que interessa:
Comidas de Portugal: principais pratos típicos
Entradas e petiscos da culinária portuguesa
Sopas e Caldos
Não importa se é verão ou inverno, sempre tem sopa de entrada nas refeições portuguesas.
Um dos pratos mais tradicionais é o caldo verde, cuja versão é bem semelhante a brasileira: batatas, couve, cebola e rodelas de chouriço.
Também a açorda, uma combinação de pão, alho, sal, azeite, coentros e água, acompanhada normalmente de camarão, bacalhau, ovo ou carne. É um prato típico do Alentejo, que, dependendo do tamanho, vale como refeição principal.
Açorda de Camarão na Tasca do Celso, em Vila Nova de Mil Fontes
Pães especiais
Outra coisa que você sempre vai encontrar numa mesa de entrada portuguesas são pães. Os portugueses merecem a fama que têm de bons padeiros.
Entre os favoritos estão o pão alentejano (mais massudo e normalmente de grandes dimensões); a broa de milho, bem macia, deliciosa com manteiga; e o bolo do caco, tradicional da Ilha da Madeira, sempre em formato redondo e assado em pedra.
Bolo do Caco em Funchal, Ilha da Madeira
Petiscos: conservas, queijos e enchidos
Não faltam azeitonas. Portugal é um grande produtor delas e é comum encontrá-las em conserva no azeite com alho, porque dá um sabor especial.
Há duas regiões produtoras portuguesas certificadas na Europa como Denominação de Origem Protegida: a Azeitonas de Conserva de Elvas e Campo Maior e a Azeitona de Conserva Negrinha de Freixo.
Tremoços, que são uma semente amarela que lembra um grão de milho enorme, também são bem comuns, especialmente para acompanhar um fino (chopp).
Depois, temos que lembrar das tradicionalíssimas conservas de peixe. Vem em latinhas, de sardinha, atum, bacalhau, polvo. Com mais variados sabores: azeite, tomate, grão de bico e outros acompanhamentos. As belas latinhas não só são servidas em alguns bares como também são um suvenir incrível e fácil de levar de volta para casa.
Saiba mais: Ideias de suvenir para trazer de Portugal
Do mar para a lata: o fantástico mundo das conservas portuguesas
Chegando numa das minhas partes da cozinha: os queijos e enchidos são outro exemplo da culinária portuguesa que merece ser citado.
No país, você encontra deliciosos queijos feitos de leite de ovelha, vaca, cabra ou combinações entre esses. Podem ser curados, frescos, amanteigados (que dá até para comer de colher). O melhor deles é o queijo da Serra da Estrela. Feito de leite de ovelha, bem cremoso e com sabor muito característico, também tem certificação DOP, e é bem antigo – há registros de que é produzido desde o século 12.
Crédito: Shutterstock
Uma curiosidade: o queijo do Serro, de Minas Gerais, é feito com a mesma receita do queijo da Serra da Estrela, que os portugueses levaram para a região no século 18 e reproduziram com leite de vaca.
Já os enchidos são as carnes de porco, que no Brasil chamamos de embutidos. Há três tipos que eu acho que você deveria provar: o chouriço é o mais comum. Não é feito com sangue, como o brasileiro (em Portugal, seria a morcela). O chouriço é feito de carne e gordura do porco, em alguns bares, é servido numa assadeira de barro que flamba o produto na própria mesa.
Crédito: Shutterstock
A alheira tem um história interessante: os cristão novos (ou seja, judeus que foram obrigados a se converter ao cristianismo) para manter em segrego seus costumes judaicos, mas ao mesmo tempo permanecerem integrados, criaram essa espécie de chouriço que não utiliza carne de porco, mas sim aves de caça, peru ou galinha. Para disfarçar, muito tempero, de alho, pão e colorau.
A farinheira é fruto do mesmo truque, mas recheada com farinha, massa de pimentão, vinho e outros temperos.
Principais pratos típicos da culinária portuguesa
Bacalhau
Claro que Bacalhau é o prato português mais reconhecido no Brasil. Não tem quem venha aqui e não queira comer uma legítima bacalhoada portuguesa. A grande questão é que existem tantas formas diferentes de se preparar o prato que pode ser difícil escolher qual.
.
Crédito: Shutterstock
Meus favoritos são o Bacalhau com Natas (foto esquerda), uma receita que mistura bacalhau desfiado com molho branco e gratinado no forno; Bacalhau à Lagareiro (foto direita), que é feito com uma posta alta de bacalhau, assada com bastante azeite e alho, acompanhando batatas e cebola.
Bacalhau a Brás. Por Natalia Mylova / Shutterstock
Bacalhau com Crosta de Broa na Telha
Bacalhau à Brás, com o peixe desfiado, batata palha, cebola frita, ovo mexido, azeitonas e salsa picada e muito azeite; e por fim, Bacalhau com Crosta de Broa, que é o lombo alto, assado (pode ser no forno, na grelha, na telha…) com uma crosta de broa de milho bem crocante. Esse costuma vir acompanhando de couve ou espinafre.
Outras delícias do mar
Do mar também vem alguns pratos bem tradicionais. Existem até festivais dedicados a pratos com polvo: saladas de polvo, carpaccio de polvo, arroz de polvo, polvo à lagareiro…
Por outro lado, as sardinhas assadas, tão comuns em Portugal, praticamente um símbolo de Lisboa e seu cheiro se espalha pelas ruas a partir de junho, na época das festas juninas dos Santos Populares
Foto: Joao Alves – (CC BY 2.0)
Francesinha
Há vários sanduíches tradicionais em Portugal, como o prego ou a bifana no pão (basicamente pão estilo francês, com uma carne dentro). Mas se fosse para eleger apenas uma opção, diria para você provar a Francesinha.
Tradicional do Porto (mas que você encontra em boa parte do Norte e Centro), a francesinha talvez assuste: é uma espécie de sanduíche, servido no prato, com todos os tipos de carne e enchidos que você imaginar, queijo e um molho tradicional (chamado de molho de francesinha) por cima, acompanhado de batatas fritas. De vez em quando vem até um ovo por cima.
Arroz com “alguma coisa”
O português gosta muito de arroz. Tanto que existem uma série de pratos que misturam o arroz com alguma coisa em qualquer tasca que você for.
Arroz com pato: uma combinação maravilhosa, com a saborosa e surpreendente carne de pato, comida por si só. Arroz com tomate: um acompanhamento perfeito para pataniscas de bacalhau. Arroz de feijão: juntos, servidos na mesma panela, para pratos de carne grelhada.
Cozido à Portuguesa
O cozido à portuguesa é um prato para os fortes. Alguns tipos de carne, com misturam couve, feijão, legumes e batata. Tem o sabor forte e te alimentam tanto que um prato desses vai te deixar cheio um dia inteiro.
Na região dos Açores, é possível encontrar um cozido à portugesa especial, cozido no calor do vulcão, com um aroma diferente, vindo dos gases que vêm debaixo da terra.
Sobremesas: a doçaria portuguesa
Pastelaria
Impossível não falar da delícia das delícias, o Pastel de Nata. No Brasil, normalmente a gente conhece o doce pelo nome de Pastel de Belém, mas esse é só aquele que é feito por uma pastelaria específica em Belém, em Lisboa, com uma receita que dizem ser secreta e especial.
No resto de Portugal você encontra mesmo é o pastel de nata, que é bem parecido com o primo de Belém (uns acham o de lá melhor, outros não notam a diferença, não vou entrar nessa polêmica).
Doces de Ovos
A doçaria portuguesa é famosa por seus doces com base de ovos. A tradição vem do século 16, quando os conventos e mosteiros usavam a clara dos ovos para fazer hóstias e engomar os trajes. Sobrava então a gema e, para não rolar um desperdício, eles misturavam ela com açúcar e outros ingredientes, criando novas receitas de doces.
Para quem não tem problema com o gosto de ovos, sugiro que experimentem os tradicionais Ovos Moles de Aveiro, cuja massa amarela é envolta com uma espécie de hóstia branca bem fininha; e o Pastel de Tentugal, que tem o doce de ovos enrolado com massa folhada.
Fotos: 69joehawkins – CC BY-SA 3.0
Obviamente, mesmo com essa seleção de coisas deliciosas da gastronomia portuguesa, eu deixei de citar neste post uma grande quantidade de pratos tradicionais.
Se você quer saber sobre os vinhos portugueses, então não deixe de ler esse texto especial que fizemos dedicado a eles: Vinhos portugueses: os tipos e regiões, como comprar e visitar adegas e História e produção do Vinho do Porto: tipos e onde encontrar
Então, se você é um fã da culinária portuguesa, conte nos comentários qual seu prato favorito! Também são bem-vindas dicas de restaurantes.
Do mar para a lata conheça: o fantástico mundo das conservas portuguesas.
Inscreva-se na nossa newsletter
Minha primeira pergunta pro atendente quando peço qualquer doce português que ainda não conheço é: tem gosto de ovo? haha
hahaha Kalinka, mas para eles isso é até ofensa, dependendo do lugar
Cerro é uma cidade que é um monumento Ncional . Em certos momentos lembo-me das cidades histoiricas do nosso BRASIL.
Também odeio o gosto de ovo arghhh, dei uma mordida e logo a vendedora percebeu q não gostei…
hahaha eu nem me atrevi a provar fora de casa
Huuuuum louca pela minha viagem desse ano, me entupir de ovos moles. Sou loucamente apaixonada por ovos moles, aqui em Curitiba tem em uma panificadora mas nunca comprei por motivos de: iria comer em um dia e não seria legal. Amo mtu com gema: quindim, pastel de santa clara, gemada 😀 Mas MUITA gente que conheço não gosta do gosto de ovo hahaha
Quero provar francesinha, bacalhau. Quando comecei a pesquisar portgual e onde ir sempre ia vendo os pratos de cada cidade pra botar na lista de PROVAR!
Bjs adorei o post
oi Jéssica,
Pode comer todos os ovos moles por mim! Eu realmente não gosto de nenhum doce de ovos, e olha que eu fiz questão de provar tudo!
Genteeeeeeee, que vontade de voltar a Portugal, sério.. A única coisa que não gostei foi dos ovos moles, só dei uma mordida, de resto comi de tudo e amei muitoooo. O bacalhau de natas para mim foi o melhor. Assim como você, eu não gosto de azeitona, mas as de Portugal realmente são maravilhosas.
Hmmm, que fome hehe
Eu tb detesto os ovos moles e já passei vergonha por me recusar a comer (só provei uma vez e tive que cuspir).
Mas amo quase tudo da comida portuguesa!
Acabei de almoçar e ler o post meu deu fome! Hahahahahah!
hahaha eu estou num constante estado de fome também!
Aprecio muito a salada de bacalhau com grão-de-bico. No Pari, em SP, tem um restaurante que faz essa salada divinamente
Quanto aos doces, prefiro todos da Casa Matilde, SP , em especial o toucinho do céu e o pão-de-ló.
Aw, a comida portuguesa é maravilhosa demais. De todos os países que visitei, Portugal foi sem dúvida o mais incrível. Nao sei se pelo fato da língua, da comida, das pessoas…. Aqui em Cardiff tem uma padaria portuguesa e vou lá quase todos os dias pra comprar pastéis de nata, travesseiros…paes, queijos! Acho até que vou almocar lá hoje haha!
Ótimo texto, como sempre!
Obrigada Ricardo!