A comida chinesa é uma das gastronomias mais difundidas do mundo. Praticamente em toda grande metrópole, restaurantes chineses podem ser encontrados. A China, com toda sua história milenar, tem diversos pratos típicos. Alguns você encontra perto de casa, com uma receita ligeiramente diferente. Mas, se um dia você viajar pela China, não deixe de reservar espaço, na barriga e no bolso, para conhecer a comida chinesa em sua origem.
Veja também: Quanto custa viajar para a China
120 milhões de habitantes – a cidade sem fim que está nascendo na China
Nesse texto, listamos 6 comidas da China bem típicas, e também referências para as receitas desses pratos.
Comida chinesa: 6 pratos típicos
Porco agridoce chinês
O nome em chinês é 糖醋里脊, mas o mundo conhece esse prato como Sweet and Sour Pork – o que significa carne de porco agridoce, em bom português. Esse é um dos pratos mais tradicionais e difundidos da China, sendo parte da mesa em praticamente todos os cantos do país. Segundo a tradição, a receita de porco agridoce teria surgido durante o governo do Imperador Qin Shihuang, entre 221 e 207 a.C – sim, há 2200 anos!
O imperador, que gostava de receitas agridoces, teria feito um concurso temático. Uma idosa venceu a parada, foi transformada em cozinheira da corte e o porco agridoce entrou para sempre na panteão da culinária chinesa.
Foto: TMON, Shutterstock.com
Kung Pao
Frango em pedacinhos, amendoim, óleo de gergelim, temperos e pimentas formam o Kung Pao, um prato que nasceu em Sichuan, estado da região central da China, e que se espalhou pelo país e pelo mundo. Hoje, o Kung Pao Chicken é quase um sinônimo para culinária chinesa. No site Gastrolândia há uma receita em português, passo a passo.
Ao contrário de muitos dos mais tradicionais pratos chineses, o Kung Pao é relativamente recente. Foi criado no século 19, durante a dinastia Qing, e teria sido nomeado em homenagem a um governador de Sichuan. A origem imperial deste prato fez com que o nome dele fosse mudado durante a Revolução Cultual de Mao Tsé-tung, época em que a receita passou a ser chamada oficialmente de hongbao jiding, o que significa algo como “frango em cubos”. O nome voltou ao original na década de 1980.
Foto: Wason yuyatmak, Shutterstock.com
Wontons
Uma receita típica do Cantão, no sul da China, que também rompeu fronteiras e hoje é comum em várias partes da Ásia. O prato é feito com folhas finas de massa de farinha de trigo, que em geral é cozida no vapor ou frita e recheada com ingredientes diversos, de carne de porco a cubinhos de camarão. Os wontons também podem ser servidos com uma sopa.
A origem da receita gera polêmica: há fontes que dizem que o prato existe desde a dinastia Tang, que governou a China entre 618 e 907 d.C.. Outros garantem que, embora a receita tenha ganhado esse nome durante o domínio dos Tang, pratos similares já eram consumidos há dois milênios. Em todo esse tempo, os wontons sempre tiveram papel religioso e cerimonial, sendo comuns em festividades como o Festival do Solstício de Inverno.
E antes que eu me esqueça: wontons são parecidos (e muitas vezes confundidos) com outra receita típica chinesa, os dumplings.
Foto: SherSor, Shutterstock.com
Dumplings
Na comparação, dumplings são um pouco maiores que wontons, mas essa não é a única diferença entre as receitas. A massa dos dumplings é mais grossa e com isso a iguaria leva um pouco mais de tempo para ficar pronta – ela pode ser cozida, feita com vapor ou frita. O recheio dos bolinhos é variado, mas o de carne de porco e o de repolho são dois dos mais tradicionais.
Essa é outra receita com significado cerimonial na China, principalmente no norte do país. Por ali, dumplings são a comida oficial do Ano Novo chinês. Veja aqui uma receita, passo a passo e em inglês, para fazer o prato.
Foto: Shaiith, Shutterstock.com
Pato de Pequim
Com pele fina e crocante, o pato assado de Pequim é quase uma atração turística da cidade e um dos símbolos gastronômicos da China. Na capital do país, não faltam restaurantes especializados na receita, que existe desde os tempos do Império – o primeiro registro sobre esse prato foi feito há cerca de 1500 anos. Mas foi só um milênio mais tarde, quando a capital do país passou de Nanquim para Pequim, que o pato assado ganhou a cidade como sobrenome.
Os restaurantes mais tradicionais mantêm intacto até o processo de criação das aves, controlando a quantidade de comida dos bichos, a forma de criação e o momento exato para que eles sejam abatidos nas fazendas. Após serem sacrificados, as vísceras dos patos são tiradas por um buraco, feito perto da asa, que depois é usado para encher a carne de ar – outra técnica milenar e que garante que a pele se desgrude da gordura. A receita inclui ainda um bom tempo para que a carne do pato descanse, pendurada num local próprio, o que também ajuda no sabor. Em seguida, o pato é fervido, pincelado com temperos e assado com o fogo de uma madeira especial, para então ser pendurado novamente, para descansar.
Em geral, o pato vem inteiro da cozinha e é fatiado em frente aos clientes, técnica que também é cheia de tradições: a pele, crocante até dizer chega, é um dos pontos altos. Essa é provavelmente a refeição mais cara que um turista pode fazer em Pequim, mas, numa boa, vale a pena.
Guilin Rice Noodles
O prato mais famoso e comum de Guilin, cidade de quatro milhões de habitantes e capital turística dessa parte da China. Por ali, o Guilin Rice Noodles é onipresente: você vai encontrá-lo nas barraquinhas de comida de rua, nas redes de fast food e nos restaurantes mais concorridos. Em geral, é um prato barato, o que é outro ponto a favor, e muito saboroso. É feito com macarrão chinês, tem carne de porco ou bovina, amendoim, cebolinha e um caldo de legumes e temperos que varia de estabelecimento para estabelecimento, mas em geral é o ponto alto da receita.
Como é comum na China, o prato já tem idade: lá se vão dois mil anos que as pessoas dessa parte da China curtem o Guilin Rice Noodles. E embora seja mais comum no sul do país, esse prato típico pode ser encontrado em outras partes da China, principalmente nas grandes cidades.
Foto: Jimmy Yan, shutterstock.com
Este texto não é uma lista dos melhores ou mais tradicionais pratos da comida chinesa, mas apenas um apanhado de algumas receitas que eu provei e gostei durante minha viagem pelo país. Acha que faltou algum prato? Deixe a dica nos comentários!
Inscreva-se na nossa newsletter