A comida peruana é de uma grande variedade gastronômica: o Peru é um país que tem litoral e os Andes, Amazônia e influência de várias culturas, das pré-colombianas aos imigrantes asiáticos. Nesse texto, você encontra alguns dos principais pratos típicos da comida peruana.
E já deixo claro: essa não é uma lista definitiva, mas já é um bom guia para quem quer ter uma ideia do que experimentar no país, ou quer tentar algumas das receitas do Peru em casa!
Leia também:
• Conexão em Lima: o que fazer em 8, 12 ou 24 horas na capital peruana
• 6 roteiros de viagem pelo Peru
• Qual o melhor seguro viagem para a América do Sul? Veja 5 dicas
8 pratos típicos do Peru: comidas peruanas imperdíveis
Ceviche peruano
O ceviche é um clássico da culinária peruana. São fatias de peixe cru marinadas (ou seja, cozidas) num molho ácido de limão, pimenta e cebola. Comida típica de pescadores, inclusive pela facilidade de fazê-la ainda no barco, o ceviche também está presente nos restaurantes mais badalados do país. Receita em vídeo
Pode ser servido com choclo, uma espécie de milho, e normalmente é feito com peixes frescos. Há registros de tipos primitivos de ceviche presentes na culinária da América do Sul há dois mil anos. O ceviche foi também consumido pelos incas e permaneceu na mesa após os espanhóis, sofrendo adaptações ao longo do tempo.
Eu provei o prato várias vezes (e de vários tipos), mas meu favorito foi o do La Mar Cebichería, restaurante especializado em frutos do mar que fica no bairro Miraflores, em Lima, mas que também tem filiais em Bogotá, Buenos Aires, Miami, São Francisco, Santiago e São Paulo.
Quem está em São Paulo, também pode experimentar o clássico ceviche numa das unidades do restaurante Riconcito Peruano.
Causa
Causa é um prato peruano que usa um ingrediente farto na cultura andina, a batata – são mais de 2500 variedades. Normalmente é feito com a papa amarilla, um pouco diferente da batata que consumimos por aqui.
Pode envolver abacate e ser servido na forma de um bolinho, sempre frio. Mas a batata também combina com atum, camarão, carne de boi, frango, ovo, cebola, azeitona (e por aí vai a lista de, vamos dizer, recheios). O blog Rosmarino e outros temperos ensina como fazer uma causa à moda brasileira.
Lomo saltado
É fantástico e não muito diferente de pratos que temos no Brasil. Junte um filé bem temperado, arroz, e batata frita: esse é o Lomo Saltado. O melhor que eu comi foi em Lima – e eu ajudei a fazer. Tudo bem que eu só cortei os ingredientes, mas foi durante uma aula de culinária colaborativa na capital peruana, então acho que conta.
O lomo saltado é temperado com ají, uma espécie de pimenta que vai em muitos dos pratos típicos da comida peruana, cebola, coentro e pimentão. O tomate também costuma estar presente. Segundo o professor de culinária, esse é um dos pratos influenciados pelos imigrantes que vieram da Ásia.
Rocoto Relleno
Prato típico de Arequipa, o Rocoto Relleno se tornou um dos meus favoritos. Em vários restaurantes pedi o Rocoto Relleno de entrada, mas cheguei também a fazer dessa minha opção de prato principal. Essa delícia da gastronomia peruana é uma uma espécie de pimentão recheado com carne, cebola, ovo, queijo e outros ingredientes.
Pollo a la Brasa
Foi na década de 1950, em Lima, que o Pollo a la Brasa se popularizou. O frango na brasa versão peruana, é marinado, leva temperos típicos peruanos e preparado na brasa, numa daquelas máquinas giratórias comuns em todo mundo, mas com carvão.
O frango é acompanhado, claro, por batatas. Pode ser encontrado nos mais diversos restaurantes, dos famosos (e caros) aos mais simplões – procure por uma pollería e você achará um restaurante lotado, principalmente aos domingos.
É um dos pratos mais consumidos em Lima, a ponto de ser considerado especialidade local pelo Instituto Nacional de Cultura. O pollo a la brasa tem até uma data comemoração, o terceiro domingo de julho.
Cuy
Cuy é um porquinho-da-Índia, preparado aberto, inteiro e pururucado. Talvez seja esse o prato mais famoso entre viajantes que visitam o Peru, justamente por causa da aparência, err, diferente. Pode ser servido com arroz e batatas, mas cheguei a ver carne de cuy também em restaurantes do tipo self service.
É outra comida com origem pré-colombiana.
Foto: Robert Ennals – CC BY 2.0
Ají de gallina
Também provei num restaurante simples e estilo self service, quando estava a caminho do Vale do Colca, e só me dei conta disso ao pesquisar para este texto. É um frango desfiado e com molho feito com ingredientes andinos, como o ají. Servido com arroz e e batatas. Veja receita aqui.
Frutos do mar
Sei que já citei o ceviche, mas deixo essa opção aqui para quem vai ao litoral, principalmente Lima: peça sem dó os frutos do mar. Não tenha medo de pedir pratos com polvo, camarões e outras iguarias do tipo – a melhor refeição que fiz no ano, disparada, foi um polvo ao carvão, num restaurante de Lima.
Polvo ao carvão: delícias da gastronomia peruana
Bebidas e sobremesas típicas da cozinha peruana
A bebida nacional do Peru é o pisco, que rende uma rivalidade eterna com o Chile, já que os dois países garantem que inventaram o drink. De qualquer forma, o pisco estará presente em todas as refeições que você fizer. Quem não é de álcool pode preferir uma Inca Cola, outro orgulho peruano e refrigerante mais vendido do país.
Sobremesa? Vá de Suspiro de Limeña, doce que nasceu na capital peruana, em meados do século 19. É feito com manjar branco e merengue de vinho do porto. O site oficial do turismo do Peru tem essa – e várias – receitas. Vale conferir.
Saiba mais sobre a gastronomia da América Latina
• 9 comidas típicas da Colômbia que você precisa provar
• As comidas típicas do Equador: sabores que vêm dos Andes
• A comida caribenha que você não pode perder
• Do peixe ao vinho, a comida típica chilena
• Comidas típicas da Argentina: 10 pratos imperdíveis
Inscreva-se na nossa newsletter
Olá, lembra o nome do restaurante que comeu o polvo no carvão? Ótimo post!
Oi, Jefferson. Se não me engano foi o La Mar, em Miraflores.
vou ser sincero, estava animado a ler, começou muito bem, dai vi critica pessoal contra ceviche, depois dizer q o nosso arroz bife e batata frita é excepcional , parei d ler na sequencia, ficou me parecendo um texto critico d uma pessoa q se diz na busca de conhecimento cultural gastronômico, e me da uma dessa, parece um filhinho d papi ou de mamãe q quando vai no restaurante, se delicia com arroz bife e batata frita, um prato sem riqueza nenhuma, tanto nutricionalmente como culturalmente, a não ser um fastfood , capitalista estilo estados unidos, eu por exemplo gosto muito de comida asiática, macrobiótica, ou vegetariana, vegana, acrescentam informações da verdadeira alquimia da cozinha, nacionais, gosto de mineira e baiana, no norte também tem coisas legais, mas não tenho tanto conhecimento, a tropeira é interessante, mas sendo sincero, me desculpe, mas exaltar arroz batata frita e bife, kkkkkk
sou critico em relação a cozinha, pq gosto, foi como uma vez fui experimentar um prato salgado de uma casa , q participava de um festival gastronômico na cidade, o prato participante era, esfiha aberta com carne moída e couve crocante, kkkk
nem em casa uso carne moída, e pagar caro pra comer uma esfiha com couve? se for um festival, pq não inovar, mesclar sabores e culturas,
Oi, tudo bom?
Vamos lá: eu não falei mal do ceviche e muito menos me recusei a comer. Só falei, e abro aspas, “Confesso que não sou o maior dos fãs, mas não chego a desgostar”. Comi ceviche em praticamente todos os dias da minha viagem, porque sempre faço questão de provar tudo que um país tem a oferecer em termos de gastronomia. Sempre, de insetos a qualquer nível de pimenta e temperos. Dito isso, apontar uma receita como favorita ou não é só isso: gosto e escolha pessoal.
E outra: o Lomo saltado é também um prato típico da culinária peruana. Um dos mais conhecidos, inclusive, e está carregado de temperos locais e traços culturais fortes. Tem também influência asiática, que é uma marca da culinária peruana. Enfim, passa longe, muito longe, de ser comida de fast food.
Por fim, numa boa, tem necessidade de me chamar de “filhinho d papi ou de mamãe” por conta de uma divergência boba assim? Não precisa disso.
Abraço.
Rafael, parabéns pelo seu blog… em 2017 fui ao Perú… gostaria de ter encontrado o seu blog antes de ter ido para assim desfrutar das dicas que você dá.
Fiz uma ótima viagem ao Perú, conheci Lima, Cuzco e Puno e Machupichu e achei fantástico.
Um grande abraço.
O Peru é um país incrível, Adriano!
Agradeço pelo comentário. 🙂
Abraço.
Recomendações muito boas!
a culinária peruana é uma das melhores que eu já experimentei!!
parabéns pelo blog
Obrigado, Carolina.
Abraço.
Provei e aprovei!!! Culinária peruana é uma das melhores do mundo!!!!
Experimentei o Pollo a La Brasa. Sabor espetacular! Recomendo.
Bom, não é?
Obrigado pelo comentário, Miguel. 🙂
Muito boas as informações