Atualizado em Janeiro/2018 – Eu entendo o desespero de quem está em frente de uma esteira de bagagem, mas vê ela se esvaziar e a mala não chegar. Infelizmente isso aconteceu comigo e certamente já aconteceu com alguém que você conhece. O atraso na entrega e extravio de bagagem são coisas que podem acontecer com qualquer um que viaja. Por isso, depois de abordar quais são os seus direitos como passageiro, vamos te contar o que você precisa saber se a sua mala for perdida.
Por que a mala some?
Existem muitos motivos para isso, fatos que vão além da incompetência da companhia aérea. Aliás, não necessariamente é culpa dela. Conexões apertadas são um problema, porque os aeroportos são grandes e cheio de trâmites e sua mala pode ficar no caminho. O ideal é dar um tempo de no mínimo três horas entre seus vôos.
Fazer o check in cedo demais (aprendi isso com a Dondeando por aí) ou muito tarde também pode dar problema. Isso porque, se for muito cedo, eles podem acabar esquecendo sua mala no depósito, se for muito tarde, aí pode não dar tempo da sua mala chegar no avião.
Também é importante sempre conferir qual o código do aeroporto o funcionário está colocando na sua mala. Errar é humano e uma letra errada pode fazer sua mala ir parar do outro lado do mundo – é sua responsabilidade também conferir se está tudo certo. Também é bom sempre tirar da mala os adesivos de voos antigos, que podem confundir a equipe que coloca as malas nos aviões.
Foto: Wikimedia Commons
1. Antes do voo
Tenha uma lista escrita (ou guarde na memória) de tudo o que você colocou na bagagem que será despachada. Você pode ter que escrever isso futuramente para a cia aérea. Também tire fotos da sua mala, aberta e fechada, atitude que pode facilitar para o pessoal do achados e perdidos preencher certinho os formulários e a encontrar sua mala depois. E não se esqueça de colocar uma tag plastificada com seu nome, endereço, telefone e e-mail.
Por fim, leve pelo menos uma ou duas mudas de roupa na mala de mão. Pode parecer chato e você pode achar que isso nunca vai acontecer com você. Mas quando aconteceu comigo e minha mala demorou 5 dias para chegar, eu agradeci muito pelo momento que levei algumas roupas comigo.
Também deixe na bagagem que fica com você tudo o que possuir de importante e valioso: documentos, remédios, celular, tablet, PC, carregadores, jóias, enfim, qualquer coisa que você não quer que seja roubada e que precisa ter sempre pertinho. Lembre-se que a empresa aérea não se responsabiliza por objetos de valor na sua bagagem despachada – a não ser que você os declare antes de viajar e pague uma taxa de seguro para eles.
2. Na hora do embarque
Guarde aquele recibo do cartão de embarque, assim como a etiqueta que você recebe quando despacha a sua bagagem. Eles podem parecer só mais um monte de papel para você jogar no lixo, mas na verdade são documentos importantes, muito necessários caso você tenha qualquer problema no futuro. Ou seja, coloque-os em um lugar seguro, onde você não vai perdê-los.
3. Achados e perdidos
Se a sua mala não apareceu na esteira, hora de procurar o balcão de achados e perdidos do aeroporto, ainda dentro da área de desembarque – ou seja, não saia de lá até cumprir um certo ritual. O balcão de achados e perdidos pode ser da cia aérea ou geral do aeroporto. De qualquer forma, reclame que sua mala ainda não apareceu. Os funcionários podem te informar se ela só está atrasada, se veio em outro voo ou se sumiu mesmo.
Atenção: sua bagagem só é considerada extraviada, ou seja, perdida para todo sempre, depois de 30 dias para voos nacionais e 21 dias em voos internacionais. Até lá, ela fica num status “pendente” enquanto a cia aérea a procura.
4. O PIR ou RIB
O PIR é um formulário chamado Property Irregularity Report – em português é Registro de Irregularidade de Bagagem. Você sempre deve solicitá-lo quando acontecer alguma coisa com a sua bagagem (sumir, quebrar, sujar, for violada, etc). O PIR ou RIB deve ser preenchido pela cia aérea, contendo informações sobre a perda e um número de rastreamento, que você vai usar para procurar sua mala. Esse documento também será necessário para você receber a indenização da cia aérea pelo sumiço ou se, mais tarde, decidir entrar com um processo judicial.
Ou seja, esse é o documento mais importante nesse caso, mas você ainda vai precisar dos comprovantes de voo, então mantenha tudo isso bem seguro. Além disso, você vai ter que informar o número do PIR para a empresa aérea toda vez que entrar em contato por telefone.
Se a sua mala estiver trancada com chave, você terá que entregá-la para o funcionário da cia aérea, porque a mala ainda terá que passar pela alfândega.
5. Indenização
Ainda no aeroporto, você pode pedir uma indenização pelo sumiço da bagagem. Nesse momento, a cia aérea só é obrigada a te pagar um valor que cubra suas despesas básicas – isso também depende da legislação de cada país. Algumas cias aéreas não te dão o valor no aeroporto. No caso, a orientação é que você compre o que for necessário e guarde as notas fiscais para solicitar a indenização.
6. Acionar o seguro de viagens
Quando você for contratar um seguro de viagens, fique atento às cláusulas sobre atraso na entrega ou extravio de bagagem. Algumas seguradoras oferecem indenização pela bagagem perdida, enquanto outras somente oferecem ajuda para localizar a mala. Recomendo que você contrate um seguro que te indenize com o atraso para entrega da bagagem, porque a consultoria não faz mágica para procurar a mala.
7. Procurando a mala
No site World Tracer você consegue acompanhar o status da sua bagagem e também alterar seus dados, caso viaje para outra cidade e precise mudar o endereço de entrega, por exemplo.
A experiência me mostrou o que o jeito de conseguir sua mala de volta é ligar diariamente para a cia aérea. No meu caso, por exemplo, eles não começaram a procurar imediatamente, porque era final de semana. Para evitar esse tipo de situação, o jeito é cobrar incessantemente.
Se estiver demorando muito e não for difícil, vale a pena voltar ao aeroporto onde a mala foi perdida e tentar procurar por conta própria no depósito de bagagens. Ouvi dois casos de pessoas que só acharam a mala depois de ir ao aeroporto e descobriram que ela esteva lá o tempo inteiro, mas que os funcionários da cia aérea não se esforçaram muito para achá-la.
A lei brasileira diz que as cias aéreas nacionais tem até 7 dias para localizar sua mala e as internacionais tem 21 dias.
8. Mala encontrada
Depois de um tempo, se a sua mala for encontrada, ela será devolvida pelo pessoal do aeroporto no endereço indicado. Ligue para confirmar o horário que eles vão entregar. Existe a chance de você ter que passar o dia esperando, ou você pode deixar o hotel avisado do problema.
Quando a mala for entregue, verifique com cuidado se nenhum pertence sumiu e se a mala está danificada. Em caso de qualquer problema, tire fotos e entre em contato imediatamente com a empresa aérea para reclamar.
9. Mala perdida
Passados 7 dias de mala não entregue (ou 21 dias em voos internacionais), ela passa para o status de extraviada. Isso quer dizer que a cia aérea não faz ideia de onde sua mala foi parar e ela foi declarada perdida eternamente. Nesse caso, você tem direito a uma indenização que cobre os valores dos objetos perdidos. Esse valor costuma ser pago por quilo de bagagem.
10. Danos materiais e morais
Mesmo que sua mala seja devolvida com atraso, ou caso ela seja extraviada mesmo, você pode entrar com uma ação judicial no Brasil pelos danos causados pelo problema com a bagagem. No caso, o melhor a fazer é consultar um advogado, reunir todos os documentos e acionar judicialmente a companhia que te causou os danos morais e/ou materiais.
Atenção, não assine nenhum documento que eles te enviarem sem ler com muito cuidado. Por exemplo, minha mala demorou 5 dias para ser entregue e eu comprei alguns artigos pessoais, dentro do valor de 100 euros, para ser reembolsada. Quando solicitei o reembolso, a cia aérea me enviou um documento que dizia que ao assinar e receber aquele valor eu concordava em nunca mais reclamar judicialmente contra a empresa. Ou seja, eu não poderia processá-los pelo problema.
Se você tiver uma história de mala perdida e conte para a gente nos comentários!
*Imagem Destacada: Wikimedia Common.
Olá, obrigada pelo post, tenho uma pergunta e torço para que alguém possa me responder.
Cheguei no meu destino e as malas não vieram, fiz o PIR antes de sair do aeroporto e acionei meu seguro onde dizia que tenho uma indenização de USD200,00 por delay de bagagem. Recebi minhas bagagens 3 dias depois, graças a Deus. Porém minha dúvida é o seguinte: ainda posso ser indenizada pelo seguro? mesmo após ter recebido minhas bagagens? pelo que li na apólice não encontrei nada sobre isso, apenas sobre a indenização em caso de atraso na entrega das mesmas. Já fiz essa pergunta para a seguradora, mas ninguém me responde, e ficam jogando de um lado para o outro. A unica coisa que falam é que devo solicitar o reembolso atraves do site deles, anexando os comprovantes das compras “para análise”.
Fiz compras enquanto minhas malas não chegaram, mas nem chegou perto de USD200,00 e se tenho direito a esse valor, quero continuar comprando, com a garantia que terei o reembolso. Alguém sabe me dizer como funciona? Se é assim mesmo? Ou se só serei reembolsada pelas compras de antes da data que recebi minhas malas?
Esse é provavelmente o post mais esclarecedor sobre o assunto que eu encontrei nos blogs… Eu passei por uma situação super traumatizante com a Avianca relacionada a extravio de bagagem, não desejo esse stress pra ninguém!
Tive o desprazer de fazer uma viagem com a minha família com esta companhia aérea, do Peru para a Colômbia, no retorno eles fizeram o favor de extraviar a minha mala, com todos os meus pertences de valor financeiro e sentimental, mas tudo de uma maneira muito suspeita.
Chegando em Cartagena para fazer o check in o aeroporto estava praticamente vazio, visto que estávamos lá com duas horas de antecedência. A funcionária imprimiu as quatro etiquetas de bagagem e colou todas juntas em um cartão de embarque, uma sobre a outra, de maneira que só era possível ler a primeira etiqueta. Não havia ninguém fazendo o check in ao mesmo tempo que nós ou esperando para faze-lo. Nós embarcamos para Cali, nossa conexão, e depois para Lima. As malas dos meus pais e da minha irmã chegaram imediatamente, a minha não. Só sobrou uma pequena mochila velha na esteira de bagagens. Fui ao balcão da Avianca falar com o funcionário e eles falaram que tudo o que tinha do meu voo já estava ali. Ótimo, minha mala não chegou.
Então checamos as etiquetas de bagagem que ficam com o passageiro, para a nossa surpresa o meu recibo, que estava colado por último de maneira que só era possível vê-lo depois de arrancar as outras três etiquetas, estava com o nome de outra pessoa e indo para Bogotá! A surpresa foi maior ainda ao perceber que a mochila minúscula rodando na esteira de bagagens estava com o meu nome! Porque alguém despacharia uma mochila tão pequena e praticamente vazia? Como a funcionária em Cartagena teria confundido as etiquetas sabendo que somente eu e minha família estávamos fazendo o check in naquele momento? Vocês imaginam se dentro da mochila, houvesse drogas ou outras coisas ilícitas? Eu estaria respondendo por essa irresponsabilidade!
Toda essa história está muito estranha. Se isso fosse uma simples troca de etiquetas, minha mala teria chego à Bogotá e sobrado na esteira e a essa altura eles já teriam localizado uma mala sobrando, que está muito bem identificada para que eles pudessem ter me encontrado e devolvido a mala. E a mochila velha sobrando na esteira, se ela realmente fosse de alguém, ela teria sido procurada por seu dono, o que provavelmente não aconteceu e me faz acreditar que fui vítima de um golpe.
O pior de tudo é o descaso da Avianca, que não está nem um pouco disposta a me ajudar, 72hrs depois, eles já provaram que estão cagando para seus clientes. Eles inclusive, excluiram as minhas postagens na página do facebook deles – uma postagem que inclusive já mobilizou várias pessoas, tendo muitos comentários e compartilhamentos, e que só recebeu uma resposta paliativa da companhia aérea. Também ligo pra eles duas vezes por dia à procura de respostas e o que eu consegui? Ter o meu telefone bloqueado pelo Call Center deles. Nunca fui tão mal tratada na vida quanto estou sendo por essa companhia, uma vergonha! Vou aciona-los judicialmente com certeza.
viajei de guarulhos para fortaleza um voo direto e cia tam faz quase 24 horas e não acho a minha bagagem. Minha pergunta é: tem como eles saber se minha mala veio realmente? Tem cameras? Se alguem levou errado minha mala? Se elas passam por um tipo de controle, minha mala estava codificada e tem pertences meus de valor que comprei em sao paulo e tenho a nota. O q devo fazer?
Dia 31/08/15 cheguei em Fortaleza vindo de Cancun com conexão em Bogotá e Guarulhos. Em Guarulhos pego as malas e despacho novamente. No destino final minha mala não aparece. Ligo várias vezes e depois de 5 dias o funcionário da Tam me informa q a mala já foi considerada perdida e q vou receber e-mail sobre proposta de indenização… Como assim? Somente 5 dias e já desistiram de encontrar?!?! Essa indenização por peso com certeza não paga o valor monetário e nem emocional das minhas coisas….
Cheguei de viagem com meu marido e minha filha dia 02/08/2015, vindos de Congonhas São Paulo, pelo Vôo 3726.
Apenas a bagagem da minha filha estava na esteira. A minha e de meu marido e outras 05 (Cinco) bagagens de outros passageiros simplesmente desapareceram. A companhia entrou em contato com Congonhas, não estava lá.
A chave do carro estava na mala, a TAM não providenciou transporte para nos levar para casa no interior da Bahia. Alugamos um carro para pegar a cópia da chave e voltar a Salvador a 156 km de distância da minha cidade, para devolver o carro locado e pegarmos o nosso.
Ao perguntar sobre as bagagens no balcão TAM, a resposta foi que não tinham notícias de nenhuma bagagem perdida em nenhum aeroporto, que aguardássemos 5 dias, se não aparecer, teremos que entrar com pedido de indenização. Qual o critério para nos indenizar? Casacos de couro comprados em Campos do Jordão, nossos perfumes importados, sapatos e roupas de marca… Nossas compras em São Paulo, TODAS, estavam nas bagagens… As malas novas de fibra compradas para a viagem…
Cadê as câmeras de monitoramento do aeroporto? Por que eles não olham para descobrir quem ROUBOU nossa bagagem, por que essa falta de interesse em descobrir os seus funcionários [editado pelo Reclame Aqui] as malas não foram extraviadas, pois, todos os vôos da data chegaram aos seus destinos e nada de nossas malas, nem as nossas nem dos outros passageiros.
Malas não somem, nem evaporam!
QUERO SABER ONDE ESTÃO NOSSAS BAGAGENS.
Como se não bastasse, [editado pelo Reclame Aqui] o celular de minha filha, meteram a mão na bolsa no momento em que se forma aquela fila para sair do avião.
Nossa conexão na ida, teve troca de aeroporto, só soubemos no momento do check-in e o transporte de taxi do Galeão para o Santos Dumont, foi por nossa conta.
Absurdo, a TAM não respeita seus clientes. Somos clientes FIDELIDADE e fomos tratados dessa maneira.
QUERO MINHAS BAGAGENS!
Oi Joseane, aconteceu comigo o mesmo… Minha bagagem ontem evaporou… Cadê as câmeras de monitoramento?? Minha mala nova, perfumes importados, eletrônicos comprados em SP, desrespeito ao cliente total, roupas de marcas, sapatos… Enfim mandaram eu entrar em contato depois de 5 dias. Eles acharam suas malas?? A TAM NOTA ZERO!
Bem hoje faz quinze dias que voltei de uma viagem ao exterior, fiz checkin em Guarulhos SP. para Curitiba despachei normalmente 2 malas chegando em Curitiba a minha mala nao chegou somente a do meu marido, fiz a reclamaçao no mesmo momento e estou aguardando…e agora o que fazer? Tinha tudo dentro da mala e agora será que eles vão me indenizar tudo que tinha dentro e os danos morais pela falta das coisas que estavam dentro da mala…
Desolada!!
Estou em Buenos Aires, cheguei hoje e como muitas de vcs, sem a mala! Estava aqui lendo seus relatos e derepente me dei conta que posso voltar pra casa sozinha, sem a mala! Perdi meu dia de hoje procurando por itens básicos para comprar…
Super triste !!!
Boa sorte pra nós todas e nossas malas …
Ola pessoal, eu cheguei de viagem dia 20 a ate hoje nao chegou a minha mala.
Sai de Paris direto para Brasília. Em Paris despachei duas malas e so chegou uma.
Fiz o registro da mala perdida, ja liguei virias vezes má companhia aerea, ja foi viras vezes no aeroporto e nada. Um dia me dizem que minha mala pode ter perdido a indenticacao , outro dia me dizem que o pessoal do aeroporto de Paris estao em greve, mas nada ate agora. Tudo o que eu tinha na mala foram presentes dados e nao tenho comprovante de nada. O que devo fazer após os 21 dias como diz no site? Obrigada
Embarquei em salvador no dia 07/05/14, no vôo tam jj3171 para São Paulo e de lá para Montevideo no vôo tam jj9375. Para minha surpresa, ou melhor desgosto, a minha mala não apareceu. O responsável da TAm, muito atencioso, coisa que a companhia aérea nao o é, fez a ocorrência. só que até o momento, a TAM Não encontrou minha mala, estou em Montevideo sem uma roupa para vestir, sem nada já que tudo estava na minha mala.Quero saber se serei indenizada caso não apareça minha mala e fora que hoje terei que comprar langerie e pijamas, a Tam vai me ressarcir??Quero urgentemente uma resposta da Tam! O número de referência da ocorrência e MVDJJ21966. Só para avisar a TAM, assim que voltar ao Brasil, entrarei com um processo contra vocês caso meu caso não seja resolvido!estou sem telefone brasileiro, espero que a TAM tenha a decência de telefonar para o hotel em Montevideo: 598 27124120
Han?
minha mala sumiu ,fiquei na esteira esperando e a mala nao veio ,fui no balcao de bagagens e la fui informada que tinham levado minha mala por engano, ela fez o pracedimento e en vez da minha mala sai de la com um papel,ela me disse que postaria pelo sedex , so que isso aconteceu no dia 03 de maio e hj ja sao o7 de maio e minha mala ainda nao chegou por que colocaram o meu endereço errado nos correios ,incompetentes esses funcionarios da gol..e agora o que eu faço?