Relacionamentos online de brasileiras com indianos

Por

Casos de mulheres que sonham em embarcar para a Índia com o objetivo de se encontrar com um namorado que conheceram pela internet são bastante comum. Essas histórias despertam curiosidade, afinal a Índia é um país com cultura completamente diferente da nossa. Além disso, relacionamentos entre duas pessoas que nunca se viram pessoalmente e sequer moram no mesmo país têm grandes chances de terminar em desastre. Qualquer busca pelos termos “brasileira casada com indiano” no Google revela um grande número de histórias tristes.

Foi tentando entender melhor essas mulheres e saber se, afinal, namorar pela internet e casar com um indiano dá certo, que eu conheci Penélope Fernandes. Há alguns meses, no texto sobre o visto da Índia, ela nos contou que estava prestes a sair do Brasil pela primeira vez. O objetivo? Encontrar o noivo, que é indiano. Na mesma época, mandamos um e-mail interessados em conhecer melhor essa história. Este mês ela retornou meu contato,  já oficialmente casada. A história é tão incrível que até parece novela.

Aliás, Penélope nem se chama mais assim. Como se converteu ao islamismo, o nome dela agora é Habibah Naseer Khan. O marido, o Naseer Ahmad, mora em Srinagar, na Caxemira, região que é sinônimo de conflito na cabeça de muitas pessoas por causa da disputa territorial entre Paquistão e Índia. Até hoje, é uma área que precisa ser visitada com cautela. Srinagar (mostrada na imagem de abertura do texto) é a capital de verão do estado de Jammu & Kashmir e, apesar de algumas greves gerais, é uma cidade sem conflitos graves e relativamente segura para turistas.

Quando a Penélope, que tem 38 anos e um filho pré-adolescente, conversou com Naseer pela primeira vez, em junho de 2013, ela já estava se aproximando da religião muçulmana. Quem os apresentou foi uma amiga em comum, Ana, que ela também conheceu pela internet e que namorava um homem muçulmano. Ela começou a ler sobre a religião e se interessar cada vez mais pelo tema.

relacionamentos de brasileiras com indianos

Naseer e Penelope, antes dela se converter

No começo das conversas com Naseer, ela achava que ele era fake, mas aos poucos a desconfiança foi superada. “Depois de dois meses de conversa ele me contou que era um muçulmano casado. Ele foi sincero logo no início, pois muitas mulheres acham que todos os homens indianos ou árabes são ricos. E o Naseer sempre me falou que não tinha dinheiro, mas sempre sonhou em ter uma segunda esposa”, conta.

Foi exatamente nessa hora que eu fiz a maior cara de espanto. A ideia de se casar com duas esposas é completamente distante da nossa realidade, algo digno de novela da Glória Perez. Mas Penélope, ou melhor, Habibah, já estava muito envolvida com o islamismo e completamente apaixonada por Naseer. Tanto que, em setembro, poucos meses depois de começarem a conversar, decidiram se casar.

“Minha família achou que eu era louca em ir para Índia e me casar com ele, mas eu tinha certeza que iria dar certo”, conta. Ela não falava inglês e ele não fala português, então todas as conversas eram mediadas pelo Santo Google Tradutor.

Habibah continuou seus estudos sobre o Islã. Em novembro ela realizou a Shahada, que é a profissão da fé dos muçulmanos e um dos cinco pilares do islamismo. Melhor citar a Wikipedia, que explica tão claramente: “A recitação da Shahada com a máxima sinceridade é tudo quanto é necessário para que uma pessoa se converta ao Islã”. Assim como o relacionamento, a cerimônia aconteceu online, com Nasser e o Sheikh acompanhando tudo virtualmente. Depois disso, Habibah passou a usar o hijab, aquele lenço que cobre toda a cabeça.

relacionamentos de brasileiras com indianos

Em dezembro do ano passado, a preparação do casamento teve início. Ela foi para Índia em março para conhecer pessoalmente o marido e assinar a Nikah Nama, que é o contrato de casamento muçulmano. A viagem durou 30 dias.

Perguntei se ela sentiu algum choque cultural na Índia. “Tudo para mim foi novidade, porque foi a primeira vez que fiz uma viagem internacional. Detalhe maior: sem falar inglês. Voltei para o Brasil, onde moro, mas a minha intenção é voltar para Índia. Naseer estará no Brasil em junho ou outubro, depende muito do Governo da Índia liberar o passaporte”, explica Habibah.

relacionamentos de brasileiras com indianos

O casal no frio da Caxemira

Segundo Habibah, a família dele, muçulmana e tradicional, a recebeu muito bem. No entanto,  depois de um tempo, a primeira esposa, grávida de quatro meses, não gostou da ideia de Naseer vir para o Brasil: “Ela está um pouco desconfiada. Talvez ache que ele não voltará mais”.

Quem também não gostou muito dessas mudanças na vida da mãe foi o filho de Habibah. “Minha família é da Espanha e ele está com o projeto de morar e estudar lá. Nem tem tamanho de gente ainda, mas é o que ele quer e não posso negar a realização de um sonho. Também não penso em levá-lo para Índia, pois é uma cultura muito chocante, ainda mais numa região como a Caxemira, onde a qualquer momento pode estourar uma guerra”.

relacionamentos de brasileiras com indianos

Enquanto espera pela visita do marido e pela possibilidade de morar de vez na Índia, Habibah, que é técnica de enfermagem, segue a vida e os ensinamentos de sua nova religião em Sorocaba, interior de São Paulo. “Eu penso em continuar trabalhando na Índia. Quero fazer alguma coisa em prol das pessoas. Eu estive em um hospital público e vi o quanto é precária a situação da saúde lá. As pessoas aqui no Brasil reclamam da saúde porque não conhecem a saúde na Caxemira.

Dicas de segurança num relacionamento online com um indiano

A Habibah criou um blog para contar a história do amor à distância. Ainda são poucos posts, mas achei interessante que, em um dos relatos, ela fala sobre a importância de tomar cuidado com scammers, ou golpistas. “Aqui vai o meu alerta: nunca enviar dinheiro para homens que prometem amor eterno, casamento, porque tudo que é feito parece ser um conto de fadas, mas a desilusão e o sofrimento é muito grande. Existem várias páginas na internet que falam sobre isso”.

Uma dica que nós damos para as mulheres que comentam sobre relacionamentos online com indianos é que tenham cuidado e, de preferência, peçam para o namorado ou noivo vir ao Brasil primeiro. Essa é uma forma de conhecer melhor a pessoa num ambiente que você domina. Existem casos de brasileiras que sumiram depois de ir à Índia e o perigo do tráfico internacional de pessoas é real.

Além disso, como a cultura indiana é muito conservadora, se relacionar com mulheres na internet é o jeito que vários indianos encontram para ter contato com o sexo oposto. Já li histórias escabrosas de mulheres que juntam dinheiro e vão para a Índia encontrar o amado, que sempre foi muito carinhoso, mas descobrem uma situação horrível com um cara que só quer sexo e a trata como prostituta. Ou mulheres que se casam com indianos e depois vivem uma situação de humilhação e tortura.

Além de golpes de extorsão, existem outros esquemas, como o golpe para conseguir cidadania brasileira: o indiano se casa com uma estrangeira, consegue a cidadania e depois se separa para se casar com uma indiana escolhida pela família e que vai pagar dote. Veja mais nesse post.

Por fim, cautela é a principal ferramenta para não cair numa furada internacional. Você nunca sabe realmente quem está falando do outro lado, principalmente se essa pessoa é tão gentil e carinhosa e você está perdidamente apaixonada. Mas lembre-se: príncipe encantado não existe!

Se você se interessou pelo tema, assista o programa Catfish, da MTV. Muito bem produzida, a série mostra casos de pessoas que se envolvem, sem saber, com golpistas na internet. Vale a pena assistir antes de se envolver profundamente com quem você não conhece direito – principalmente se a pessoa mora do outro lado do mundo e tem uma cultura completamente diferente da sua.

*Imagem destacada: Srinagar, Caxemira, no verão. Licença: CC-BY-3.0

 

5/5 - (2 votos)
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Confira todos os posts escritos por

Deixe seu comentário
543 comments

Como me livrar de um Indiano interesseiro e mentiroso,,eu não acredito em nada que ele diz,,mais,,ele tem o poder de me fazer voltar atrás,,eu excluo e bloqueio e ele me acha e me faz acreditar na amizade dele,,pede coisas o tempo todo,queria uma jaqueta de couro enrolei e não enviei,pediu dinheiro eu não dei e agora quer um sapato,,me ajuda a me livrar desse encosto!

Resposta

Oi Fátima! Esse é cara de pau em?! Kkk recebo proposta de casamento todo dia de indiano, incrível!!! Como eles são cara de pau. Mas eu simplismente ignoro, pois um amigo indiano também já tinha me alertado sobre eles. Quiser falar comigo me chame no ‪61 9861‑4440‬. Boa noite!

Resposta

Oii meu nome é jordana eu namoro com cara indiano ele é mulçulmano tem outro cara chamado rakesh que fica atras de mim tbm criou diversos perfils falsos pra vim atras de mim meu namorado ja bloqueou ele do meu facebook mais ele vem ele me escreve tbm inventa mil historias mais sempre me pede dinheiro se passa pelos irmao dele me pedindo dinheiro faz o seguinte ignora lurdes deixa ele falar a a vontade só de pierraça visualiza mais nao responde 8488699122- 84999465103

Resposta

Fatima esse é cara de pau viu, diz pra ele que o pai e mae dele estao na india nao no Brasil kkkkkkkkkkkkkkkkk

Resposta

kkk ese mais um golpe amiga toma cuidado

Resposta

E sobre a história de Habibah acho que pode dar certo sim , por que não!!!
Seja FELIZ querida é só o que importa Bjsss.

Resposta

Olá!!! Conheci um indiano pela net e realmente em poucas semanas fiquei apaixonada, ele é muito carinhoso comigo, sempre me dizendo coisas bonitas. Ele já me chama de esposa e quer muito que eu vá para índia para me apresentar aos familiares dele. Eu gosto dele, mas estudando sobre a cultura indiana me deu medo.Também é muito cedo para isso só nos conhecemos a 2 meses. Não acredito que é tão simples assim, com tanta rigidez que é nesse país não acho que é só chegar lá e me apresentar aos pais dele e pronto estou aceita na família.E eu também tenho uma filha, sou mais velha que ele 8 anos. Eu gostaria sim de ir para lá me hospedar em um hotel,conhecer de perto a cultura, conhece-lo e voltar para meu país refletir bastante e ver se é isso mesmo que eu quero para mim. Porém tenho lido muito sobre mulheres que vão para lá e desaparecem. Acho que vou ficar por aqui mesmo que é mais seguro e se ele gostar de mim de verdade ele que venha para o Brasil. Quero muito saber sobre a opinião de vocês meninas obrigada.

Resposta

Tenho duas opiniões, uma sua filha de 8 anos se for leva la num futuro casamento não vá, pois vai inseri la numa cultura onde mulher é sinônimo de escrava.
Se vc não pretende leva la nunca, vai deixá la bem com o pai ou sua mãe vá, mas deixe toda sua trajetória pra um parente saber onde vc está e combine um código de socorro.

Resposta

nossa! que loucura!! pra que essa loucura por indianos? alem de eles serem extremamente agressivos, estupidos, eles não valorizam as mulheres principalmente as Brasileiras,À India é um paiz extremamente perigoso para mulheres,o casamento com indianos é muit perigoso, é tambem sofredor,não caiam nessa mulheres, eles não nos merecem!!!!

Resposta

Boa noite Tania, acredito que em todo o lugar do mundo existem homens bons e maus, não podemos generalizar, eu Alhamdulillah sou muito feliz com o meu marido já há 3 anos, esta questão da não valorização da mulher também acho que é mentira, pois eu vivi na India e posso lhe garantir que não é desta forma como você esta pensando e dizendo.

Resposta

Oi linda gostei muito da sua historia,queria muito poder conversar mais com vc,e que eu conheci um Indiano ha quatro anos atra pelo facebook e ha dois anos estamos namorando gosto muito dele pela sua sinceridade,não me faz promessas,fala das dificuldades que tem para se relacionar comigo,por causa das nossas diferenças tenho aprendido muito com ele a sua cultura,ja tentamos nos afastar porque sabemos que e dificil um relacionamento assim,mas não conseguimos ele me tem não so como uma namorada mas como sua melhor amiga,muitas vezes me pego chorando porque sinto que existe uma coisa muito forte nos meus sentimentos por ele e sei que ele tambem gosta muito de mim nunca me pediu nada disso ai que alguns depoimentos falam a respeito de golpes ele tem muita vontade de vir ao brasil e viver comigo mas ambos não temos experiencia de viagens internacionais ele não tem visto e eu nunca sai do meu País mas confesso que nao consigo mais viver sem ele mesmo sendo um namoro virtual eu sinto que esse amor e verdadeiro sou mais velha que ele e tenho um filho de 10 anos que sabe da minha historia com ele muitos amigos nossos tambem sabe do nosso relacionamento alguns acham que estou ficando louca mas meu coração nao pensa assim,queria muito que vc me aconselhasse pois não posso conversar esse assunto com ninguem,quero muito viver com ele,aos poucos ele vai me apresentando sua familia sobrinhos,irmaos,mas ainda existe uma resistencia de me apresentar aos seus pais porque saõ contra a nossa relação,mesmo assim ele esta disposto a vir tem muita vontade de trabalhar e comecar uma nova vida ao meu lado,faço comparaçoes de depoimentos de vitimas de golpes de indianos e vejo que ele e diferente,sempre foi muito sincero comigo,uma vez ele disse esta preocupado comigo psabia que eu tinha um filho e precisava de alguem para cuidar de mim entao ele me pediu para esquece lo porque não tinha condiçoes de vir ao Brasil e não queria alimentar falsas esperanças,que a nossa união era impossivel,apartir desse momento eu percebi o quanto ele gosta de mim,então,pedi a ele pra ter paciencia que nos iriamos encontar uma solução pra ficarmos juntos,ele fala fluentimente o ingles,isso ajuda muito porque pretendo aprender a falar a lingua inglesa para facilitar nossa comunicação que e atraves do tradutor,o nosso maior obstaculo e a aprovação do seu visto,por favor se voce puder me ajudar com informaçoes sobre quais regulamentos para se tirar o visto brasileiro e como proceder na india e sobre a carta convite como faço para ajuda lo a ser contemplado com a aprovação do visto,moro no interior de Pernambuco,e aqui não tem facilidade para eu me informar sobre esse assunto,estou disposta a ajuda lo a vir ao Brasil porque sei que ele e um bom rapaz,não tenho pretensão de ir a India porque prefiro passar por essa experiencia com ele no meu territorio em seguida podemos pensar um dia em visitar a sua terra!aguardo sua resposta com carinho,meu imail e luzia.damasceli@hotmail.com,quero muito a sua ajuda e parabens pelo final feliz da sua historia linda espero que a minha seja assim!

Resposta

Oii habibah naseer meu nome é jordana preciso falar com vc por favor me add no whats 8488699122- 84999465103

Resposta

Boa tarde,
Cada um tem sua história para contar.
O meu caso é o oposto de tudo que li aqui. Tive 3 namorados que conheci online. Um português, um inglês e um indiano.
Os 3 vieram ao Brasil me conhecer.
O português eu acho que tinha algum interesse em viver pelo Brasil, mas de mim não levou nada.
O inglês veio ao Brasil 2 vezes e inclusive, esteve na minha casa e conheceu meus filhos e é amigo deles até hoje. Nosso namoro simplesmente não deu certo assim como qq outro namoro que não tenho sido iniciado na internet.
O indiano também veio ao Brasil no meu aniversário e desde nosso segundo encontro venho ganhando presentes tais como colar de ouro e brinco de brilhante.
O único problema que vejo é que os indianos seguem mesmo sua cultura tradicional e vejo nisso uma grande barreira para a continuidade do namoro.
Aí está um história que não resultou em tragédia.
Mas é preciso mesmo ter muito cuidado, principalmente com portugueses. Eles têm uma facilidade muito grande em dizer que te amam hahaha. Tudo mentira. Seja sim, mais esperta do que eles.

Resposta

oiii raquel meu nome é jordana tbm ja tive 3 relacionamentos onlline meu namorado atual é indiano eu tenho uma historia com ele. ja tive um namorado noruegues que conheceu minha familia meus amigos e tive um portugues o portugues eo noroegues duraram muito pouco tempo o potugues me deixou por outra e quando ela deu o pé na bunda dele ele voltou do nada dizendo que me amava que queria ficar comigo que ia casar comigo mais tinha me trocado por outra só que dias antes eu tinha descobrido que ela deu o pé na bunda dele e ele jogou sujo dizendo que era a filha dele de 5 anos estava com saudade de mim mesmo eu tendo saudade dela e nao dele eu nem quis papo com ele e me paixonei pelo meu melhor amigo que é meu atual o indiano nós temos uma historia juntos e eu pretendo que ela dure o resto da vida eu mao muito ele, conselho se vc gosta dele e acha que vcs tem grande chance de ficarem juntos se vc acha que ele é verdadeiro vc deveria dar uma chance de serem felizes juntos… bjos

Resposta

Oi Jordana.
Mas seu namorado indiano já veio ao Brasil?

Resposta

ele estava na faculdade ano passado não podia vim os pais dele não queriam que ele viesse por causa da faculdade esse ano ele arrumou um emprego agente tá planejando uma coisa de cada vez pro casamento, ele tá doido pra vim eu quero muito que ele venha… vai dar certo agora

Resposta

alessandraalves52@hotmail.com
Adoro indianos muito simpáticos!

Resposta

Eu quase postei um texto enorme em mal compreensão da cabeça das mulheres em relação a os indianos. Façam o que lhe faz feliz, faça de coração mas com consciência, sem se iludir de mais. Caso desejem amizade de um brasileiro de Minas Gerais, prazer meu nome é Wesley, segue meu email lordvalac@hotmail.com

Resposta

Oii meninas estava conversando com um indiano a 1 mês estava ate gostando dele entendo pq a gente se apaixona tão rápido por eles pelo fato de serem romanticos e atenciosos demais e fica horas perdendo noite de sono e ate passando fome rsrs pra ficar um tempo conversando e também fazemos nosso sacrifício, a questão é que ele faltou com respeito comigo falou que bejaria, meu corpo ,mamas , disse que era virgem e perguntou se eu era .Em 1 mês ja era o amor da vida dele rsrs manda mensagem toda hora pro meu email voltou a mesma coisa ,nao voltei a falar mais com ele. Ele disse que me ama muito que se nao amasse de verdade não ficaria a madrugada a noite sem dormir se não fosse algo sério .não acredito. por íncrivel que pareça por esta muito chateada com ele .eu gosto dele e penso nele não quero mais não consigo evito até de entrar no email ,eu sei que ele não é o cara certo pra mim .agora meu coração não entende rsrs mas é assim mesmo o melhor a fazer é deixar pra la . Beijos

Resposta

oi ane meu nome é jordana faz um ano que me apaixonei pelo meu melhor amigo que é indiano, antes da amizade ele tambem era assim gostava de falar sobre sexo o tempo todo, lembrete na índia eles não tem sexo livre como aqui no brasil por isso que muitos deles flertam com garotas pela internet por que lá eles não tem isso, então na cabeça de um indiano toda estrangeira gosta de sexo por isso que quando uma vai pra lá eles ficam em cima porque eles sabem que ela gostam. mas isso não vem ao caso antes de noivar ele só queria flertar comigo mas eu não sabia oque fazer pois já gostava dele , eu tentei falar sobre outras coisas nós conhecer melhor foi uma luta de semanas pra isso acontecer, mas graças a deus acabou acontecendo começamos a ficar bastante amigas e um dia ele disse que estava apaixonado mas eu achi estranho pq ele falou isso no começo tbm, mas ele disse que agora era real e estava louco pra vim me ver, mas nao poderia deixar ele fazer isso sem ter certeza que ele estava mesmo apaixonado não passavamos um dia se quer sem conversar, eu só percebi que ele realmente gostava de mim quando ele parou de falar sobre sexo pra tirar a prova dos 9 eu começei a falar sobre sexo com ele, ele me aumentou a voz e disse, não preciso falar de sexo com vc pois termos a vida toda pra fazer isso. eu fiquei sem reação e cada vez mais apaixonada. ele me manda uma mensagem toda a manha ele se preocupa comigo ele não me deixa mais usar roupas curtas e não gosta que eu saia sozinha, ele pensa no nosso futuro juntos, hoje em dia eu falo sobre sexo com ele abertamente eu faço por telefone com ele faz 1 ano que estamos juntos ele me pedio em casamento , eu disse morar aqui ou na índia ele disse tanto faz pra mim, se vc quiser morar índia moramos aqui se não ai vc tem uma mapa todo pra escolher,tem umas meninas aqui que dizem que eles não prestam que são safados e tudu mais eu digo HELLO!!! meninas vcs não acharam os indianos certos como no brasil tem cara safado e tudo e gay tudo mais não quer dizer que em outros paises não ter, os paises são são diferentes mas os caras são os mesmos.pra vc saber que ele fala sério com vc. 1 ele não vai querer ficar falando só de sexo com 2 ele vai se preocupar com vc 3 ele não vai te pedir dinheiro 4 vai jogar um jogo aberto com vc 5 não vai ficar falando que quer morar no seu país e quer viver com e td mais, muitos realmente só querem cidania pra viver aqui mais muitos são sérios com vc tbm 6 ele vai sentir ciumes, se ele tiver essas qualidades ele é sério como no meu caso e no caso da penelope aconteceu no seu pode acontecer tbm não é impossivel quando agente ama alguem de verdade , e muitos que agente passar humilhações pra ficar com ele mentira ele estava querendo sair do hinduismo por minha causa por que meus pais não aceitaram, ele já passou por muita coisa por mim e eu passei por ele e estamos juntos e felizes até hoje posso te dizer a pena não desistir de quem vc ama se vc acha que ele é o cara certo na sua vida não desista mas obs esses toque que mostrei ali quando ele apresentar essas coisas ele esta pronto para algo mais com vc bjoss espero ter ajudado meu nome no face é jo carol se precisar de algo mais me chama no face bjoss

Resposta

Comigo aconteceu a mesma coisa. Estou apaixonada. Jorfsna entre em contato comigo auristeliasilva@hotmail.com

Resposta

oi alana eu não consegui te achar o meu é mais facil jordanasurfista@gmail.com bjoss

Resposta

Jordana vc pode me adicionar no face meu nome esta como Priih Borges é importante. Vc pode me ver como priscilaborgespinheiro, pois o seu não encontrei. Obrigada linda.

Resposta

minha historia e parecida com a sua faz quatro anos que nos conhecemos mais estamos namorando ha dois anos,ele e muito fofo comigo e tambem se preocupa com tudo que eu faço se passamos um dia sem nos falar ficamos preocupados um com o outro sexo?se falava muito no inicio hoje ele pensa mais em nosso futuro,quer muito viver comigo!gostaria de trocar experiencia com vc linda pois minhas amigas acham que eu estou ficando louca rsrs

Resposta

Caso alguma indiana, quiser fazer amizade estarei aguardando. Porque logo pretendo fazer intercâmbio para lá e seria bom ter amigos na Índia. Ou qualquer outra pessoa 🙂 a procura de amizade estarei por aqui.
lordvalac@hotmail.com

Resposta

Baguan Kelie! rs
Que história linda!
Sei que é bem diferente de como vimos em Caminho das Índias, mas desde 2009, quando a novela foi exibida, fiquei encantada com a cultura indiana!
Felicidades! 🙂

Resposta